Diácono Marcos Antônio é ordenado padre neste sábado (28), em Eunápolis.

Redação - 30/07/2018 - 19:25


Cinco padres foram ordenados do grupo de seminaristas que concluíram o Seminário em 2017, na Diocese de Eunápolis/BA, entre eles, Marcos Antônio Vieira Coelho que viveu intensamente os meses que antecederam a ordenação. A cada colega que se ordenava  nos últimos anos, a ansiedade de chegar a sua vez em dar o seu Sim ao serviço da Igreja aumentava.

A ordenação dos novos padres aconteceu na Diocese da cidade de Eunápolis e foi presidida pelo Bispo Dom José Edson Santana Oliveira. Os novos padres ainda não foram designados em quais paróquias irão exercer suas funções sacerdotais.

Frei  Marcos Antônio celebrou a sua primeira missa após sua ordenação neste domingo 28 de julho de 2018. A primícias Sacerdotal aconteceu na Paroquia Nossa Senhor Aparecida de Itabela e foi acompanhada por muitos fiéis da cidade e da região. Quatro padres estiveram presentes na celebração, Frei Lucio, Frei José Nemézio, Frei Junior e Frei Regenilson dos Santos Silva, dirigente geral da Paroquia Nossa Senhora Aparecida de Itabela.

Nas duas semanas que antecederam a ordenação, a correria foi intensa, procurando deixar tudo organizado para a cerimônia, além de ter a satisfação em convidar familiares e amigos que não poderia deixar de lado para celebrarem juntos o grande passo de sua vida, que seria a ordenação sacerdotal. “Sempre tive o desejo de ser padre, a equipe Vocacional de Paulistana no Piauí, minha cidade natal, mim deram incentivo a entrar no Seminário, minha família mim deu total apoio e aqui em Itabela não foi diferente”, testemunhou Marcos no seu discurso de ordenação.

A resposta ao convite para a celebração da primeira missa do Frei Marcos foi bem correspondida. Na manhã deste domingo, 28 de julho, amigos das paróquias Nossa Senhora Aparecida e da paróquia São João Batista, ambas de Itabela, compareceram em peso, uns vindo de ônibus e outros de carro próprio.

Também  estiveram presentes amigos das cidades de Guaratinga e Itamaraju, além de um grupo de 40 pessoas  que vieram de longe para prestigiar o momento, são pessoas muito especial na vida do Frei Marcos. São familiares e amigos desde a sua infância na pequena cidade de Paulistana, município do estado do Piauí, localizado no sudeste do estado com uma população de um pouco mais de 20 mil habitantes, aonde Frei Marcos nasceu e viveu boa parte de sua vida. 

Entre os amigos na caravana vindo do Piauí estavam uma Tia e Mãe do Frei Marcos a senhora Antônia Vieira Coelho. A reportagem do Giro de Noticias conversou com a mãe do frei que falou da alegria que sentia pela formação  sacerdotal do filho e agradeceu o carinho de todos para com ele, em especial as famílias da cidade de Itabela.

Natural de, em seu discurso ao final da celebração, padre Marcos agradeceu de modo especial à comunidade de Itabela e região e todos que vieram da cidade de Paulistana onde nasceu e se criou. “Quero expressar minha grande gratidão ao povo de Paulistana. Um povo simples, humilde, trabalhador e de fé. Obrigado pelo apoio e pela presença. Agradeço também a todos de Itabela e região que viram para  celebrarmos juntos uma missa bonita e emocionante”, expressou o novo padre.

Padre Lucio, representante dos presbíteros, em testemunho ao bispo ordenante, Dom Edson, destacou algumas qualidades percebidas no Marcos Antônio durante o tempo de formação. “O Marcos fez uma história bonita, com bastante progresso, e com certeza fará muitos outros progressos. No tempo de Seminário o Marcos se mostrou uma pessoa acolhedora, e hoje o padre precisa ser alguém acolhedor para os corações feridos que nos procuram. O Frei Marcos também tem uma sensibilidade pelas coisas bonitas, que não é vaidade, mas gosta de ver as coisas bem arrumadas como o ambiente da liturgia, sendo zeloso e criativo”, destacou padre Lucio durante a homilia.

Ainda em sua homilia, Padre Lucio continuou relembrando as qualidades destacadas pelo bispo Dom Edson, o povo espera do padre um gesto acolhedor. “O povo quer sempre ouvir do padre uma palavra boa e não uma palavra agressiva. Ouvimos do povo tantas dores e por isso devemos ser um pai espiritual para o povo e para a comunidade, o mundo de hoje espera na pessoa do padre a presença, a atenção, o carinho e a acolhida”, enfatizou Frei Lucio.

Em entrevista ao Giro de Noticias, o novo padre declarou que para ele o ministério sacerdotal se expressa no serviço e no acolhimento. “Quero ser uma pessoa acolhedora e estar sempre disposto à servir o povo através do papel da Igreja.

Frei Marcos Antônio Vieira Coelho, ainda não tem a sua  nomeação na função de vigário paroquial, enquanto isso, ele vai está atuando na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itabela, onde vinha atuando como diácono. Junto com ele, atua Frei Regenilson dos Santos Silva, Dirigente titular da Paróquia. 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Para se formar um padre leva cerca de 12 a 14 anos. Como é gratificante para nós leigos igreja corpo de Cristo ter mais um neo sacerdote para nos alimentar não apenas de pão, mas do próprio Cristo, Não apenas de palavras, mas DA Palavra de Deus. Um sacerdote em uma comunidade é antes de tudo Cristo presente e atuante na pessoa do padre para nos santificar, consagrar e agraciar. Obg. Frei Marcos por aceitar se tornar canal da GRAÇA de Deus para nós. Bendito aquele que vem em nome do Senhor.
Paroquiano

Parabéns bela matéria tudo muito lindo.
Cinelândia