Câmara derruba veto do Prefeito a emenda do Precatório do FUNDEF é inserida na LDO de 2019.

Redação - 23/08/2018 - 08:08


O Plenário da Casa de Leis de Itabela derrubou por unanimidade na manhã desta quinta-feira 23/08 o veto parcial ao Projeto de Lei nº 04/2018 do Poder Executivo da proposta de LDO-Lei de Diretrizes Orçamentaria para o Exercício Financeiro de 2019.

A emenda feita pelos vereadores à Lei de Diretrizes Orçamentárias trata de recursos do Precatório do antigo Fundef. Os vereadores em defesa do direito dos trabalhadores têm feito várias ações para garantir o pagamento de 60% do antigo FUNDEF – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (com vigência entre 1997 a 2006) – aos profissionais da Educação.

Os vereadores obtiveram informações de que pode sair nos próximos meses uma decisão do Ministério da Educação junto ao TCU- Tribunal de Contas da União, como aplicar os recursos dos Precatórios do Fundef de acordo com a Lei nº 9424 de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, para que o município destinar 100% do recurso para a Educação e, deste total, 60% para pagamento dos professores desde que  esteja introduzido na Lei Orçamentaria.

Para assegurar esse pagamento, a Câmara Musical na qualidade de representante legal dos professores e servidores públicos lotados nas Secretarias de Educação  do Município  inseriu uma emenda parlamentar na Lei orçamentaria com o objetivo é impedir que a prefeitura desviem a parcela referente ao pagamento dos professores para outras finalidades.

"Os recursos do FUNDEF e FUNDEB devem ser destinados à Educação, garantindo as frações legais, destacando-se aquilo que é de direito dos professores, ou seja, 60% para remuneração do trabalhadores " disse em seu discurso o vereador Alencar da Rádio.

"Tão logo a Justiça atenda à demanda requerida pelos Sindicatos e pela Comissão Interna do Fundeb da Câmara Federal isto é, a de assegurar os 60% dos recursos do FUNDEF para o pagamento dos professores, aos profissionais dos municípios em questão, da referida decisão do TCU; a emenda na Lei Orçamentaria é para que os professores possam receber, individualmente, e diretamente da prefeitura, o valor que lhes pertence" conclui Alencar.

Durante a vigência (1997 a 2006) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, FUNDEF – Fundo instituído pela Emenda Constitucional n.º 14, regulamentado pela Lei n.º 9.424, e implantado, nacionalmente, em 1º de janeiro de 1998 –, a União deixou de repassar, aos municípios, valores devidos – a título de complementação do valor-aluno, conforme previsto na legislação.

A lei do FUNDEF, em seu art. 7º, estabelecia que os recursos do Fundo incluído a complementação da União, quando for o caso, deveriam ser usados pelos Estados e Municípios – pelo menos 60% para a remuneração dos professores em efetivo exercício.

A Câmara Municipal de Itabela tem tido papel histórico no acompanhamento e controle social dos recursos do FUNDEF: atuou na construção do Plano de Aplicação do FUNDEF, participando  ativamente, do Conselho de Acompanhamento do recurso no valor de mais de R$ 34 milhões, recurso que  já está nos cofres do município. E é por isso que os vereadores permanecem convicto de que  o município de Itabela devem destinar, integralmente, o percentual de 60% dos recursos do FUNDEF para o pagamento dos professores.

Na justificativa, os parlamentares informaram que a previsão do Precatório do Fundef está na  LDO, assim como o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), a LDO orienta e define – de acordo com suas especificidades – onde e como serão aplicados os recursos públicos. De acordo com previsão orçamentária contida na peça, deverá conta cerca de R$ 34, milhões em 2019 do Precatório do FUDNEF.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Há muito tempo eu venho dizendo, cuidado tem bandidos por tras desse prefeitinho burro querendo passar a mão na grana dos professores
Luizão

Parabéns a toda Câmara de Vereadores que tem sido imensamente comprometida com classe trabalhadora. Destaco aqui a capacidade e seriedade do Presidente Alex . Deus continue abençoando a todos de forma especial. Que o nosso tão sofrido município saia da escravidão e seja próspero... Em breve comemoraremos a nossa vitória. Deus está no controle de tudo. Operando Deus, quem impedirá?
Educar

Ñ vejo ninguém digno de condenarem os professores.Eles esta lutando pelos seus direitos.meus parabéns às vcs professores.por suas lutas.meus parabéns à vcs vereadores q estão engajados nessa luta com essa categoria."Fé"em Deus vai dá tu certo.Só quero fer q cara esse ditador vai saí nas ruas pedindo votos pra seus candidatos.&128518;&128518;&128518;


Ñ vejo ninguém digno de condenarem os professores.Eles esta lutando pelos seus direitos.meus parabéns às vcs professores.por suas lutas.meus parabéns à vcs vereadores q estão engajados nessa luta com essa categoria."Fé"em Deus vai dá tu certo.Só quero fer q cara esse ditador vai saí nas ruas pedindo votos pra seus candidatos.&128518;&128518;&128518;


Na Gestão de Junior Dapé, nenhum professor fazia Greve e nem baderna, pq agora eles fazem isso, o precatório ja esta na Justiça, deixa a justiça decidir. professores mercenários, Tinha um monte Lambendo o saco de Junior dapé no aniversario dele, e agora fazendo paralisação para recebe precatório, pq não faz esse tipo de Coisa no Forum.
Otavio

Isso sim que é câmara, o povo de Itabela sabe escolher seus representantes, que sirva de exemplo para os analfabetos da câmara de Itapebi, e para os propineiros que são manipulados pelo prefeito .
Ana Paula Santos

PEDRO PARABÉNS VOCES SAO CORAJOSOS DE VERDADE SÓ TEM UMA COISA CUIDADO COM OS PUXA SACO TEM UM AQUI QUE TEM PASSAGEM PELA POLICIAS.


GENTE CUIDADO COM ESSES PUXA SACO DO GESTOR O COITADINHO SO SABIA FAZER LOCURAS E TEM PASSAGEM PELA POLICIA MUITO CUIDADO.


GENTE CUIDADO COM ESSES PUXA SACO DO GESTOR O COITADINHO SO SABIA FAZER LOCURAS E TEM PASSAGEM PELA POLICIA MUITO CUIDADO.


GENTE CUIDADO COM ESSES PUXA SACO DO GESTOR O COITADINHO SO SABIA FAZER LOCURAS E TEM PASSAGEM PELA POLICIA MUITO CUIDADO.


CUIDADO VOCÊS DO SINDGUARDA MUITO CUIDADO ESSES RAPAZINHOS E PERIGOSOS ,FIQUEI TRISTE HOJE DE VER UM MOLEQUE DESRESPEITANDO OS PROFESSORES DEFRENTE A CAMARA DE VEREADORES TAL ROGERIO TOTINHA UM SAFADO QUE I NUNCA QUIS NADA COM ESCOLA AINDA TEM CORAGEM DE PEDIR VOTO P VEREADOR.


GESTOR VOCÊ SE NAO FOSSE TEIMOSO EU DARIA NOTA 10 ,NÃO VOTEI EM TE MAS ESTOU VENDO SEU ESFORÇO PARA MELHORAR A NOSSA CIDADE PARABÉNS ,MAS INFELIZMENTE VC ESTA MAU ASSESSORADOR ERGUEM A CABEÇA E SEJA HUMILDE E VAI A LUTA AINDA DAR P RESOLVER.


PARABÉNS A TODOS MERECEM GANHAREM OUTRA VEZ ESSE QUE TRABALHO DE VOCÊS QUE DEUS ILUMINE O CAMINHO .


ESTOU FELIZ EM QUEM EU VOTEI E UMA MULHER DE PALAVRA CONTINUE ASSIM GUERREIRA AS EU PASSO PERTO DE SUA PESSOA E ADMIRO MUITO SATISFEITA COM O MEU VOTO PELA A PRIMEIRA VEZ.


EU QUERIA PODER VOTAR EM TODOS MAS INFELISMENTE NÃO POSSO ,MAS VOU TENTAR AJUDAR TODOS VOCÊS MERECEM OUTRA REELEIÇÃO.
POPULAÇÃO

PARABÉNS VOCÊS PERECEM GANHAREM DE NOVO O PAPEL DO VEREADOR E ESSE MESMO FICA DO LADO DE QUEM TE AJUDOU PARABÉNS QUE DEUS TE ABENÇOE CONTRA O MAL.
MAE DE ALUNO