Montinho: Moradores culpam o trafego de maquinas e outros equipamentos da Veracel o rompimento de rede de esgoto.

Redação - 17/10/2018 - 08:12


Uma dona de casa no povoado de São João do Monte (Montinho), em Itabela, acusa o trafico de maquinas e outros equipamentos da Empresa Veracel Celulose de ter danificado uma rede de esgoto na Rua Valdemir Andrade na localidade.

Segundo a dona de casa, desde que a empresa iniciou o corte de eucalipto no interior do povoado o  tráfego de tratores é frequente na referida rua de acesso ao centro da localidade. “Antes de iniciar a extração da madeira na região a gente solicitou da empresa estudo sobre os possíveis danos e sinalização adequada  e investimento no povoado que garante qualquer incidente ou danos matérias em residência e na própria rua de acesso.”, disse.

A representante da empresa Izabel Bianchi  Especialista em Responsabilidade Social na Veracel Celulose S.A. esteve no povoado a dois meses e se reuniu com moradores e informou que a empresa vai se responsabilizar por qualquer dano que venha ser causado pela empresa e prometeu em  ajudar as famílias da localidade com investimento em ação social que atenda na coletivamente aos moradores.

O artigo 4 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o tráfego de tratores e máquinas pesadas em vias públicas só pode ser realizado com autorização do Detran, mas conforme o órgão essa prática é proibida, pois o veículo não possui placa para circulação e só pode trafegar em um raio de até 500 metros da obra.

O trafico dos veículos da empresa para a extração e transporte da madeira vem gerando polemica e dividindo opiniões, uns  aceitam outros não, mas no consenso geral das famílias é aceitável desde que  a empresa cumpra com o acordo firmado junto a uma comissão de moradores criada para ter um maior controle sobre os veículos de grande porte que irão trafegar pela referida rua e detectar possíveis danos.

 “No acordo entre moradores e a empresa ficou acertado que os caminhões só poderão circular das 8h às 17h e a impresa  cumpra com a comunidade as doações ofertada antes mesmo da extração da madeira. Dainte das nececidades da comunidade a empresa prontificou-se de investir um valor que beneficia a comunidade com a instalação de uma torre de telefonia móvel, uma das principais reclamações dos moradores, o material para calçar parte da referida rua que é de chão e causa muita poeira e a tendência é em amentar com o trafico e veículos e a doação de 400 manilhas  para a construção de rede pluvial para o escoamento de água na referida rua”, explicou uma moradoura.

Para que a empresa fizessem o investimento foi preciso a criação de uma associação de moradores  da comunidade para receber os benefícios.

O concerto na rede de esgoto que a moradora atribuí ao movimento de veículos pesados da empresa na referida rua, foi concertado pela prefeitura e com a ajuda de moradores.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Com certeza o concerto está sendo feito via prefeitura com o apoio do administrador Raimundao a veracel até agora não deu as caras disse que um técnico estava vindo mas nada uma vergonha para uma empresa do porte que e a vetacel
Rosa