Professores que sonham com diploma universitário são vítimas de golpe no interior da Bahia.

Redação - 28/01/2019 - 07:54


Estudantes de pós-graduação em Wenceslau Guimarães foram vítimas de diplomas falsos. A denúncia foi veiculada no Fantástico neste domingo (27/01).

Segundo o Secretário de Educação, Marcos Antônio, a universidade tinha curso de mestrado e muitos professores da rede municipal, incluindo ele, cursaram. A unidade da universidade funcionava em uma escola municipal. “Não tinha como desconfiar inicialmente”, disse o secretário em entrevista ao programa.

Segundo estudantes, o diploma emitido é da Facisco, mas não tinha validade. Essa universidade estrangeira não foi à mesma que eles se matricularam, a Fateffir.

Em nota, segundo o Fantástico, a Fateffir informou que os estudantes precisam fazer uma validação do diploma no Brasil. Uma empresa foi contratada para auxiliar nesse procedimento, mas houve problemas. Segundo a empresa, os profissionais estão à disposição dos estudantes.

O Fantástico foi a Alagoas, Bahia e Rondônia pra mostrar uma fraude que se espalha pelo interior do país. Instituições de ensino que prometem uma formatura com menos aulas e mensalidades mais baratas, mas, na verdade, os cursos não são reconhecidos e os diplomas não valem nada.

O fantástico esteve na cidade de Itabela no sul do estado, para conversar com uma professora  de escola publica Cléia Gondim, que  era coordenadora do programa e responsável pelo recebimento das mensalidades  dos demais alunos. Ela conta que também foi vitima de um golpe.

Ao reporte José Raimundo, Cléia Gondim contou que a sede da Universidade que fica em Serra no Estado do Espirito Santo, mudou de nome. A Fateffir passou a  ter o nome de (Unies) União de Instituições Educacionais Americana Ltda.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Nossa que triste, professores sonhadores ver ser sonhos indo por água abaixo, triste mesmo e ter perdido tempo se dedicando, fora 2 anos perdidos, 2 anos se dedicando para da o melhor para sua família e sua carreira, e do nada alguém tira isso. que a justiça seja feita. O mundo esta perdido não podemos confiar mais em ninguém, e nem nas próprias pessoas que convivem e esta entre nós dia a dia. A JUSTIÇA DE DEUS E CERTA. Que vcs professores consigam da a volta por cima. Torcendo por vcs.
EX ALUNA

Graças a Deus me livrei dessa! Estudei dois meses nesse mestrado da Fateffir e fui alertado por uma tia, professora em Itabela, que essa faculdade era muito suspeita. Então averiguamos e realmente não tinha nada que mostrasse ser confiável! Simplesmente desisti na hora! Eu e mais seis colegas de Itaporanga!
Professor Itaporanga

O sonho de termos o titulo de mestres, foi nos roubado. E a quadrilha não nos dá nenhuma resposta. Gostaria muito de ter o ressarcimento do dinheiro investido( que não foi pouco), ou que houvesse uma justiça, e que eles fossem obrigados a cumprir o que prometeram: diploma revalidado. Reconhecido em nosso país. Nosso sonho hoje, é que justiça seja feita. Somos uma equipe de professores lesados aqui em Itabela.
Professora - continuação

Realmente,foi na busca de qualificação profissional que caímos nas mãos dessa quadrilha. Estudamos 02 anos, investimos muito dinheiro, e sonhamos muito em nos tornar mestres em educação. Só que aí, quando os diplomas chegaram , eram falsificados. Passamos 02 anos nos dedicando, mesmo porque o curso de mestrado nos foi apresentado por uma colega daqui de Itabela. Ela é a coordenadora da Universidade. E jamais pensaríamos que estávamos entrando em uma enrolada. E hoje, ninguém nos dá satisfação.
PROFESSORA

Falta apurar as vendas dos certificados de conclusão do ensino médio.
Alguem

Esta foi a professora indicada para o titulo de melhor professora do município, imagina a pior, não venha ela com essa conversa que foi vitima, não porque não foi assim, ela sabe de tudo e está por trás das falcatruas, temos que nos mobilizar para fazê-la devolver todo nosso dinheiro, nós que fomos lesadas, depois fica ostentando postando fotos em hotéis de luxo as custas de pura malandragem. Esta dai nunca foi gente, falta cair o outro que té vendendo certificado de conclusão de ensino médio.
Alguem

Não é so essa faculdade que passou ai na reportagem não. Aqui em itagi bahia também tem uma faculdade que está aplicando o mesmo golpe, abriu polo em itagi, dizendo que era faculdades. Mas na verdade não se passa de cursos de extensão.Ela também muda de CNPJ como essas que passou na reportagem do fantástico. Agora ela até trocou de nome, so pra driblar a justiça. Agora pegou todos documento das pessoas (autenticados)fazerndo uma rematrícula.
Mariana

Que negocio estranho é esse. Como assim, Cleia coordenadora de certificados falsos?!!!!. Como que esses alunos fez cursos sem conhecer a procedencia da instituição.
Curioso

Itabela boa tem de tudo só falta um impressa boa para o povo trabalhar e mas reforça segurança na cidade por que os malandro não aguenta ver um cerula uma moto ou carro que já roubar tem de tudo nesta cidade


E Itabela boa também tem de tudo
Edivaldo

Os diplomas são falso, a faculdade que emitiu o diploma estrangeiro da Argentina não existe. A revalidação que a quadrilha disse está resolvendo é somente um meio de retirar mais dinheiro da vítimas. A FATEFfIR mudou de nome para conseguir dá mais golpes e a coordenadora de Itabela foi beneficiado porque fazia parte do esquema ou apresentou diploma falso ao estado para mudar de nível
Vítima

A empresa vai utilizar o direito de resposta para esclarecer. Até pq a reportagem não indetificou nada de ilícito com o diploma estrangeiro, misturaram casos de outras pessoas que não eram da fateffir. E no fim do fantastico foi lido parcialmente a nota de esclarecimento.
Daniel de souz

Se não estou enganado Itabela já teve ums dois casos deste aí o tal do diploma comprado hoje tá fácil comprar é só ter os contatos a pessoa pagar 5 anos e estudar aí vem um que nunca foi na sala de aula é tem um diploma
Fernando do Paquetá

Por que a coordenadora Cleia Pereira Bondinho resolveu tudo em off?
Vitima

Seria bom que soubessem toda verdade.
Vitima

Eu gostaria de saber por que essa equipe de reportagem não procurou as demais vítimas.
Vitima

Eu gostaria de saber por que essa equipe de reportagem não procurou as demais vítimas.
Vitima