Fogo volta a atingir Parque Nacional Monte Pascoal em Porto Seguro.

Redação - 18/03/2019 - 20:06


Menos de duas semanas após ter dado como contido o incêndio no Parque Nacional Monte Pascoal, a unidade volta a ter mais focos de fogo. O incêndio recomeçou  na manhã deste domingo (17/03) e se espalhou rapidamente pela área de mata do parque.

A suspeita é de que o fogo pode ter tido como causa, material abrasada em forma de faísca  produzido por árvore que  tenha talvez ficado acesa e  com o vento forte uma dessas faíscas tenha sido importada para dentro da mata do parque que não havia sido atingida.

O que alimenta a ideia  de ter sido uma faísca importada pelo vento foi o fato que o fogo apareceu depois da região dos aceiros, que funciona como uma barreira para diminuir a intensidade do incêndio.

Segundo o Cacique da Aldeia Boca da Mata, Alfredo  Santana Ferreira, um grupo de homens das aldeias próximas ao parque, estáo trabalhando no local desde as primeiras horas de domingo, no combate ao incêndio.  

Ainda segundo o Cacique, o  vento forte empurra o fogo para dentro da mata com muita rapidez, e, com a baixa umidade relativa do ar, aumenta o potencial destrutivo do evento. De ontem para hoje, estima-se que o fogo tenha devastado uma área de aproximadamente 5 hectares.

Aproximadamente 40 homens das aldeias indígenas pataxós  estão em campo no combate ao incêndio e que tem contribuído muito na contenção do incêndio, más segundo o os indígenas, isso não é suficiente, precisa-se com urgência de apoio dos principais  órgãos governamentais dos
três poderes, Estadual, Federal e Municipal

Com apenas os brigadistas do próprio parque e os voluntários seria muito difícil combater o fogo no  Parque  Monte Pascoal, devido a grande extensão de área. Dainte disso, precisa-se de apoiadores como a Veracel Celulose, b no apoio aéreo de sua aeronave em lançamentos de jatos de água e voos de reconhecimento e avaliação.

Sob a orientação da brigada do ICMBio, o parque conta com o apoio da própria comunidade indígenas de varias aldeias  e que tem auxiliado no combate aos incêndios, mas devido ser uma  área de difícil acesso por conta da ausência de estradas, é preciso do apoio e com urgência da prefeitura municipal de Porto Seguro, onde o parque está localizado, no enviou de caros pipas e tratores de esteiras para realização de aceiros.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/