Famílias do acampamento Margarida Alves em Itabela comemoram a colheita de abóbora

J. Alencar - 18/09/2011 - 15:36


Os trabalhadores colheram mais de 20 toneladas de abóbora

ITABELA - O acampamento Margarida Alves localizado às margens da BR -101, a 12 quilômetros da cidade de Itabela, com 1.150 famílias cadastradas, comemorou neste sábado (17) a farta colheita de abóbora. Mais de 20 toneladas do produto foi colhida pelas famílias do acampamento.

Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) se uniram e ocuparam a área que pertence à multinacional Veracel Celulose há menos de um ano. O local que era um campo verde de árvores de eucalipto foi batizado de acampamento Margarida Alves e se transformou em um espaço de preservação da vida e de produção de alimentos agroecológicos.

Desde que ocuparam a área, os camponeses estão trabalhando com práticas agroecológicas para descontaminar a terra. As famílias que ocuparam o local já colheram este ano a segunda safra de alimentos produzidos dentro do modelo de cultivo agroecológico.

As famílias do acampamento já plantaram milho, feijão de vários tipos, arroz, mandioca, batata doce, quiabo, melancia, amendoim e girassol. A produção é destinada ao autoconsumo dos trabalhadores e o excedente é comercializado na região.

De acordo com Vilma Mesquita, coordenadora do setor de produção do acampamento, existem duas formas de trabalhar dentro do movimento: o plantio pode ser feito de forma individual ou coletiva, onde todos plantam e colhem e os lucros são divididos entre as partes.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Tata, Bobie,Tião e Max esses tem que dar o fora e procurar o meio deles, pois eles estão atrapalhando o desenvolvimento de Itabela traves dos pequenos agricultores, saia fora do acampamento que o povo esta de olho em vocês, senterra não é besta se culde.


Muito bom gostei Maria Bonita! A feira de Itabela está dando um grande salto de produção. Agradecemos o seu incentivo. Cuidado que os invejosos não vão gostar nada disso!


tenente Jozival tenho a maior certeza que em breve o senhor e seus comandados irá coloca a mão nesse bandido, esse cara esta possuído pelo inimigo e tem que ir para onde todos sabem onde o inimigo estar. E o senhor tenente vai da a passagem para ele só de ida. E espero que as famílias possam fica em paz.
defensor das familias.

pior,que o itabelense tem razaõ a maioria tem seu meio de vida so vao la no domingo.coloca os besta para ficar la para eles.terra e para quem tem coragem para trabalhar.nao so para dizer que tem terra.


Resposta ao Itabelense lá tem sem terra e não sem carro hoje é muito facil compra carro moto dificil é pagar mais você deve ser um desses preguiçoso que só sabe ficar na internete falando da vada dos outros
Morador antigo

todos tem condiçoes não precisan invadir nada. vão la no domingo evão ver todos de carros novos os ratos da prefeitura tão todos lar....
itabelense

Parabéns ao MST e a todos que contribuirão para esta feliz colheta se o tempo estivesse contribuindo seria melhor mais fica aqui os meus parabéns as familias aos coordenadores da epoca da plantação Tião, Bobio, Tata, e dizer para nossa sociedade e exatamente desta forma que vamos acabar com a mizeria e a fome da nossa região levando o home do campo para o campo seu abitate natural para fazer o que aprendeu plantar e colher e ser feliz com a natureza e não mais ser espuso pela a peste verasuja
Pesquisador de noticias

Acampamentos sofrem trabalham muito de homens a mulheres.eles mereçem.fiquem com Deus.comentem jente.da força pro giro d.noticias.ok. Kecia zona rural de itabela.beijos.
Primeiramente parabens alencar pelo giro de noticias.adorei bom pras familias né?essas pessoas de

que eles tenhão uma boa sorte sempre
itabela

isso e muito bonito, as familias unidas trabalhando plantando o que a veracel nao plantava isso e exemplo fruto de um trabalho digno a uniao faz a diferença rsrsrs
lurdes acs