Universitários de Itabela se revoltam por falta de transporte e interditam a BR-101, próximo do povoado de Montinho.

Giro de Noticias - 20/05/2019 - 07:28


Estudantes se juntaram e fecharam um trecho da pista BR-101, no município de Itabela, durante um protesto na noite desta segunda-feira (20/05/2019). Eles reivindicam a falta de transporte gratuito para as faculdades de Itamarjú. O protesto iniciou às 18h e só terminará com a presença de um representante da Secretaria Municipal de Educação e com a garantia de resolver o impasse.

A estudantes moram  no Distrito de Monte Pascoal e de São João do Monte (Montinho) em Itabela e estudam  em duas  faculdades no município de Itamaraju. As informações são de que o transporte coletivo gratuito disponibilizado pela prefeitura do município não cabe todos os estudantes.

Os alunos contam que se reuniram com Secretário de obras responsável pelo transporte, encaminharam vários documentos, estiveram na prefeitura para falar com o prefeito para discutir propostas de transporte para levar os universitários até Itamarajú e não conseguiram encontrá-lo, estiveram com vereadores, e até então nada foi feito para resolver o impasse.

Segundo os estudantes, na reunião, a proposta dada pelo  secretário de Obras Ginivaldo Cabral, era que a prefeitura colocasse um segundo veiculo para fazer o transporte dos alunos. Eles reclamam que em sua maioria os estudantes já estão no último semestre e perder as aulas neste período final seria um grande prejuízo para ambos.

 “Estamos em período de prova, temos aula todos os dias e não temos condições de pagar um veiculo”, explicou uma estudante.

A reportagem do Giro de Noticias esteve no local e presenciou um movimento pacífico e com muitas reclamações por causa da inexistência de um veiculo para levar os alunos que precisam ir à faculdade. Eles reclamam que por falta deste transporte eles podem ser prejudicados na conclusão de seus cursos.

De acordo com informações, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi acionada ao local para controlar o trânsito, já que os estudantes interditaram a via nos dois sentidos e aguardam uma posição da prefeitura.

Os manifestantes contam em cartazes quais são suas reivindicações. “queremos estudar, sem estudar não podemos ficar” diz um dos cartazes exibido por uma aluna.  

Os alunos aguardam uma posição da prefeitura sobre o transporte, ao contrario estão dispostos criar uma comissão para falar com o representante do Ministério Publico e outras mobilizações estão marcadas para esta terça-feira, desta vez a BR-101 será interditada em frente ao distrito de Monte Pascoal.  

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Desde quando as pessoas de Itabela e melhor que os de Monte Pascoal e montinho porque tem ônibus pra Itabela e não para os monicipios se liga o valor do voto e o mesmo


Não é e nunca foi, obrigação dos municípios pagar transportes para estudantes universitários, se assim os fizerem é desvio de verbas e passível de punição.O mal é que determinados políticos,pra angariarem votos colocam até as mães no meio.
Lamarck

Engraçado que toda semana é semana de prova pra facisa rsrrs
Dicente

Queremos o transporte senho prefeito Luciano
Universitario