Ação trabalhista obriga empresa do transporte escolar de Itabela a romper contrato.

Giro de Noticias - 07/06/2019 - 18:12


Nesta Quinta-feira (06/06), a empresa Elo Transporte, responsável pelo transporte escolar no município de Itabela, deixou o serviço colocou seu contrato a disposição da prefeitura. A empresa alega que vem sendo vitíma de ações trabalhistas e que resultou no bloqueio de todos os recursos que a empresa teria a receber relacionada há três quinzenas trabalhada no município.

 Diante da situação, a direção da empresa alega que com os recursos bloqueados a empresa fica impedida de continuar com o serviço escolar de Itabela. Com o dinheiro bloqueado, motoristas e donos de veículos sublocados que somam um total de 33 carros, entre Kombi, Vans e micro-ônibus estão sem receber e que estão todos com seus vencimentos em atraso.  

Há cerca de 20 dias quando surgiu à ação da Justiça Trabalhista em desfavor da  empresa, alunos da zona rural e de bairros mais distantes vinha perdendo seu direito de ir à escola. Segundo um pai, na semana passada em algumas regiões o transporte funcionou apenas dois dias, deixando as crianças sem acesso à escola, nesta quinta e sexta-feira, a frota parou totalmente.

A empresa alega não ter mais condições de continuar com o transporte escolar, alegando a falta de condições financeiras para compra de combustível e manutenção dos carros. Alega ainda, não ter como cumprir com os pagamentos dos terceirizados e dos motoristas que estão todos com seus vencimentos em atraso.

Segundo a empresa os sublocados está há dois meses sem receber e o seus vencimentos e os motoristas estão com um mês de salário em atraso. Ele atribui  os atrasos por causa da ação trabalhista. A empresa atribui todo o transtorno causados aos estudantes a referida ação, alegando que o serviço de transporte escolar é essencial e os valores para manter o serviço em dia não poderia ter sido bloqueado.

 O prefeito Luciano Francisqueto reagiu de imediato sobre a situação e  notificou a empresa dando um prazo de três dias para resolver a situação. Diante do impasse e sem uma solução, o prefeito anunciou a substituição da empresa e vai abrir um novo contrato emergêncial.

Segundo Luciano, os pais estão preocupados com a situação e com toda razão, mas quero deixar claro, os alunos não vão ser prejudicados, haverá reposição das aulas destes estudantes nos dias que ficaram sem poder vir à escola por falta do transporte.  

O prefeito esclarece que o acorrido foi um problema particular da empresa e não tem ligação com a prefeitura. Ele deixa claro, que durante seus três anos de mandato o pagamento do transporte escolar foi feito em dias, e que o pagamento está em dias com a empresa, mas a justiça do trabalho notificou a prefeitura no dia 17 de Maio de 2019 comunicando que todos os recursos da referida empresa que virtualmente possua  junto ao município, estaria bloqueado e que a prefeitura o depositasse em uma conta judicial.

A empresa Elo Transporte alega que à ação e foi arbitrária e que o processo pulou fases, diante disso, recorreu da decisão no Tribunal de Justiça Trabalhista em Salvador e no Superior Tribunal em Brasília e aguarda uma decisão, e que entregou o serviço de forma amigável para não prejudicar a município, já que a empresa encontra-se sem condições de manter o transporte.  

O Prefeito Luciano Francisqueto em contato com a redação do Giro de Noticias, afirmou que está correndo contra o tempo para restabelecer o transporte dos alunos em todas as localidades, até segunda-feira (10/06).

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Isso é um absurdo deixar chegar a esse ponto. Cade os vereadores de Itabela que não fazem nada a não ser esquentar cadeira dia de quinta-feira na Câmara ao invés de lutar pelos direitos da população. É um absurdo essas crianças sem poder ir a escola e os vereadores de braços cruzados. Itabela uma vergonha!
Rosângela

Fragmento do texto que esta na matéria: "Segundo Luciano, os pais estão preocupados com a situação e com toda razão, mas quero deixar claro, os alunos não vão ser prejudicados, haverá reposição das aulas destes estudantes nos dias que ficaram sem poder vir à escola por falta do transporte." Aí em pergunto! Quando haverá essa reposição?! uma vez que, o CALENDÁRIO ESCOLAR estão inseridos já alguns SÁBADOS LETIVOS. E estas AULAS DE REPOSIÇÃO, contempla apenas os alunos do TRANS. ESCOLAR.


rapaz quem q n sabe q isso tem marfia!!os unicos q fica no prezioso é so os alunos.sera q esse prefeito n estar raspando um caldo nisso n.tenho minhas duvidas.