Policia investiga crime de extorsão contra motorista de caminhão praticado por Índios Pataxós

Redação - 12/06/2014 - 18:49


O motorista de um caminhão SCANIA, com placa OYH-5274 Linhares ES/, que trafegava pela estrada de terra que liga a BR-101 ao povoado de São Geraldo, interior de Porto Seguro, foi obrigado a pagar cinco mil reais a um grupo de índios, da tribo pataxós, após um acidente ocorrido, em uma área de conflito, na tarde de quarta-feira (11), envolvendo um veiculo, conduzido por dois indígenas.

O motorista do caminhão, indentificado apenas por Elias, contou ao Delegado de Itabela, que seguia sentido a uma fazenda naquela localidade para transportar café, quando em um trecho da estrada, um veículo marca Volkswagen, modelo saveiro, cor branca, com placa,GWQ-4703 de Serra ES, em alta velocidade, colidiu na lateral esquerda do caminhão, um dos índios desceu e tomou a chave  do caminhão das mãos do caminhoneiro e sobre ameaças, fez com que o motorista e o ajudante deixassem o local.

Eles exigiram, de acordo com a polícia militar que esteve no local, o valor R$ 5 mil reais do caminhoneiro, para liberar o veiculo e, se não entregassem o dinheiro até  fim da tarde, eles tocariam tocar fogo no veiculo.

O motorista que teve que caminhar cerca de 4 km, até a BR-101, pegou uma carona e foi ate a empresa na cidade de Itamaraju, o fato foi comunicado as Polícias Militar e Federal, na pessoa do delegado Dr. Eriosvaldo Renovato Dias, que seguiram para o local. De posse do valor exigido pelos índios, o gerente da empresa seguiu com polícia e fez o pagamento aos índios, que mesmo assim, se recusaram em devolver o veiculo, foi preciso a interferência da polícia. Relatos feitos pelos policiais não deixam duvidas de que houve uma extorsão por parte dos indígenas.

O motorista do caminhão e o gerente da empresa compareceram na Delegacia de Polícia Civil de Itabela para fazer o registro dos fatos, eles foram ouvidos pelo delegado Dr. José Hermano Costa.

O caminhão e o veiculo usado pelos índios foram conduzidos para a Delegacia de Itabela, feito a checagens de documentos, comprovou-se que o veiculo, Volkswagen, modelo saveiro é Pokémon. O relatório com as provas da ação dos pataxós foi encaminhando para a Polícia Federal, que deverá abrir inquérito para investigar o caso. Os índios são acusados de extorsão e ameaças.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



SOMOS TAMBEM DA FEDERAL POR ISSO JA FOI RESOLVIDO COM A FEDERAL E O PAGAMENTO FOI FEITO COM A PRENSA POLICIAL SE DESTORSÃO AS MESMA TERIA FEITO ALGO. E BANDIDO E QUEM ESTA COM POSSE DAS TERRA INDIGENAS E NÃO QUEREM DEVOLVER. SE FOSSE BANDIDO COM CERTEZA JA ESTARIA NA CADEIA OTARIO.
juliana da conceição santana

POLICIA FEDERAL? SE A PM E CIVIL ATENDERAM E ACOMPANHARAM A OCORRENCIA, PQ ELES NAO RESOLVEM? PQ SÓ A PF? CADEIA NESSES BANDIDOS.
MARCOS QUEIROZ