Agentes de Saúde discutem ações contra o não pagamento de incentivo.

Redação - 17/12/2014 - 12:20


Os  Agentes Comunitários de Saúde de Itabela se reúnem nesta terça-feira (16) para debater o incentivo adicional que a Prefeitura não vem repassando, considerado pela entidade como indevidos. A reunião aconteceu no salão da Câmara Municipal  de Itabela, localizada no Centro.

De acordo com a entidade, a categoria sinaliza para a realização de um protesto, mas não haverá indicativo de greve. “Não temos como entrar em greve porque é uma causa técnica. Itabela hoje passa uma sessão de grande calamidade relativa ao combate da Dengue, então não temos condições. O número de agentes de saúde já é insuficiente”, alega o presidente do SINDIACSCER (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias de Eunápolis e Região) Tobias Albino.

Para o sindicalista caso a Secretaria de Saúde, não realize o repasse do incentivo a categoria, será feita uma  denúncia e encaminhada pelo Sindicato ao Ministério Público. Tobias aponta duas regularidades praticadas pelo município na remuneração de servidores ligados à secretaria de saúde.

A primeira é o não pagamento do incentivo adicional para os agentes comunitários de saúde. Segundo o Sindicato, o município recebe 14 parcelas do Ministério da Saúde, mas uma delas não é repassada aos servidores. A segunda é que a Prefeitura não estar pagando o terço de férias aos agentes comunitários e agentes de endemias desde março de 2014.

Outra reclamação dos agentes é sobre  o  Processo Seletivo Público. O último concurso para agentes foi realizado há sete anos. O sindicato cita que para melhorar as condições de trabalho dos atuais agentes, cerca de 20 novos agentes deveriam ser integrado ao quadro, no município.

Para Tobias, a Prefeitura vem usando incentivo adicional para  pagar o décimo terceiro salário dos agentes, o que contraria a Portaria nº 260, de 21 de fevereiro de 2013, do Ministério da Saúde. Segundo o sindicalista, o Incentivo Financeiro Adicional, famoso 14º salário, foi criado através da Portaria nº 367 de 03 de junho de 2003, com o objetivo de complementar a renumeração financeira dos agentes comunitários e devem ser pago  assim que for feito o repasse pelo Governo Federal, que acontece sempre no mês de setembro de cada ano. Este ano a Secretária municipal de Saúde, recebeu mais de R$ 72. 000. 00,  destinado para este fim.

Os profissionais são encarregados de combater diversas doenças entre elas a Dengue causada pelo mosquito Aedes Aegypti. De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde (MS), em relação ao municio, existem baixa em Itabela, que representa menos risco de epidemia da doença, prova de que o trabalho esta sendo feito com excelência. Disse Tobias.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Olha verdade vc é um ou uma recalcada, vc conhece o trabalho dos outtis agentes? Porque aqui em casa minha agente passa sim e faz muito por mim e minha família até coisas que não é obrigação dela, cada um trabalha na sua área Pôr isso eu acho que isso é inveja ou tá puxando o saco desse tim.
Verdade

MAIS RESPEITO COM ACS VAGABUNDO É VC SERA QUE VC JA FEZ A SUA BOA AÇÃO DO ANO ENTÃO VÁ NÃO FIQUE CRITICANDO OS OUTROS AGENTE TAMBÉM É GENTE.
OUROVERDENSE

não todos mas conheço uma funcionaria dessa que merecia era perder o concurso pois as visitas dela era pra falar mal de pessoas por nada que Ionan quando era secretario de saúde não tirou ela. E sim tirava os defeitos dela e dizia que era da pessoa que ela xingava é uma agente da cara descarada


aki em Monte Pascoal só tem Tim da saúde q trabalha o resto é boa vida
verdade

isso nao é leleu é gente que usa o nome de leleu para bater nele. cuidado ao politizar as coisas . tem tanto coisa seria ai muita gente fica brincando .
gerson dias

Valeu Leleu os acs não esquecerá, nem bem chegou ao poder,digo não chegará toda categoria tem maus profissionais o que me irrita é a generalização.Se informe mais sobre o trabalho dessa categoria agentes de endemias e os comunitários prestam serviço á essa cidade,esse é o caminho errado para quem pretende chegar a prefeito comentário triste.
joão

Vergonha os bando de preguiçosos querendo 14 Décimo quarto salário. quero ver se os Vereadores vão da apoio. tem que Trabalhar
Itabelense

Tobias voce é o cara viu, isso memso amigo, lute pela sua categoria
Moradora de Itabela

tem que buscar seus direitos sim,parabéns amigos
Maria

quando for prefeito colocarei esses preguiçosos para trabalhar, o povo de itabela merece respeito
LELEU

Vamos reunir uns moradores da minha rua e entrar na justiça contra esses pq em nossas casa nunca passaram..turma de preguiçss hje msm tô colhendo assinaturas
Maria

não lembro quando foi que passou um agente desaude em minha rua. ainda que reclamar. vão trabalhar
MORADOR REVOLTADO

VÃO TRABALHAR CAMBADA DE VAGABUNDOS. EU CONTO NOS DEDOS OS AGENTES QUE REALMENTE TRABALHAM,A MAIORIA FICA NA RUA SENTADOS NA SOMBRA CONVERSANDO, NA MINHA RUA A MAIS DE 04 ANOS NÃO PASSA NINGUEM.VOCES GANHAM BEM DEMAIS PARA NÃO FAZER NADA.
MORADOR