ITABELA: Situação precária de escola do Rotary Club e conveniada com o município fecha nesta segunda por questões estruturais.

Redação - 12/11/2018 - 07:35


A escola Maria D´ajuda situada na rua ACM, centro de Itabela, não haverá aulas nesta segunda-feira (12/11) por questões de estrutura física do prédio. Entre os problemas, portas e janelas quebradas, paredes com infiltrações, alagamento no pátio e com muitas goteiras nas salas  motivadas por telhas quebradas e rede elétrica danificada com risco a vida das crianças.

A escola pertence ao Rotary Club de Itabela e é conveniada com o município. Nos últimos dias o que já estava ruim se agravou com as fortes chuvas, pelo menos três alunos receberam choque elétrico ao passar pela lateral da escola para ir ao banheiro.

Diante desse cenário, especialistas na área de eletricidade estiveram no local, constataram a veracidade dos fatos e alertaram a direção para  os risco a saúde das crianças. Com o intuito de preservar a integridade física dos alunos as aulas foram suspensas até que se faça um reparo na rede elétrica do local.

Segundo informações, tratando que a escola é de iniciativa particular a prefeitura fica limitada de fazer investimentos na estrutura física da escola. Para resolver a situação existem duas alternativas, uma seria passar o domínio definitivo do prédio para o município, outra seria a própria entidade de realizar  a reforma ou uma nova construção no local.

Para alguns engenheiros que já estiveram na escola, a reforma do referido prédio é inviável, diante de uma estrutura muito velha e com sérios problemas estruturais é preciso a demolição do prédio para  uma nova construção. A construção de um novo predio escolar no local ficaria em torno de R$ 3 milhões de reais, um investimento de porte alto e que a prefeitura só pode realizar em área do município, de acordo com a lei de responsabilidade fiscal.

Estudo conduzido pela Fundação Victor Civita, que trabalha com a produção de conteúdos e pesquisas na área de educação esclarece que uma estrutura deficiente torna as atividades de alunos e professores mais complicadas e pode contribuir, inclusive, com a evasão de estudantes.

Segundo o diretor da escola, as aulas foram suspensas até que se faça um reparo na rede elétrica no local aonde foram detectadas as descargas elétricas e assim que tudo estiver resolvido retornarão as aulas para o fechamento do ano letivo.

“Os problemas estruturais da referida escola existem há muitos anos e vem se agravando com a passar do tempo. A escola tem infraestrutura muito inferior do ideal, a situação está muito caótica e precisa de uma solução com urgência para continuar em funcionamento, ao contrario terá que ser desativada” enfatiza um professor.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/