MP-BA vai apurar suposta omissão do governo da Bahia no rompimento de barragens

Giro de Noticias - 15/07/2019 - 14:18


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu inquérito civil para apurar "possíveis irregularidades ou omissões" do governo da Bahia no rompimento de barragens, que afetou os municípios de Pedro Alexandre e Coronel João Sá. O ato foi publicado no Diário Oficial da Justiça desta segunda-feira (15).

O órgão quer saber se houve "causas e danos socioambientais" decorrentes do rompimento das barragens. Inicialmente, o governo informou a barragem tinha apenas transbordado, mas no dia seguinte confirmou o rompimento após avaliação de técnicos . Serão investigados o Instituto De Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Só na cidade Coronel João Sá estima-se que 14 mil pessoas – entre desabrigados, desalojados e pessoas que tiveram a rotina prejudicada foram afetadas com a inundação

O governo da Bahia voltou atrás após críticas do prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral, e admitiu o rompimento da Barragem do Quati, na cidade de Pedro Alexandre. Inicialmente, a informação da administração estadual era de que havia transbordado.

De acordo com o Executivo estadual, em vistoria realizada no final da manhã desta sexta-feira (12), técnicos da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros, constataram o fato.

O Governo do Estado tentou esclarecer que, inicialmente, houve o transbordamento da barragem, com rachadura nas laterais. No entanto, a pressão da água acabou provocando rompimento parcial do equipamento. Quando na verdade o que houve foi o rompimento total da represa

Fonte bahia Noticias

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/