STF decide impor restrições para que o poder público forneça remédio sem registro na Anvisa

Giro de Noticias - 23/05/2019 - 07:06


O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (22) pela imposição de restrições para que o poder público forneça medicamentos sem registro na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Durante a apresentação dos votos, os ministros haviam proposto regras diferentes. No entanto, após a sessão ser retomada foi estabelecido um consenso sobre as condições específicas em que o remédio sem registro na Anvisa pode ser ofertado, segundo informações do G1.

O tribunal também decidiu que o poder público não deve ter obrigação de fornecer medicamentos sem registro na Anvisa que estejam em fase de testes. Nesses casos, a situação será analisada individualmente.

Ainda segundo o G1, o STF também estabeleceu a possibilidade do Estado ofertar o medicamento sem registro quando houver "mora razoável", ou seja, se a Anvisa ultrapassar o prazo para análise do registro do remédio. O prazo é de 365 dias para remédios comuns e de 120 dias para aqueles voltados para doenças raras.

Outro ponto decidido na sessão desta quarta é que cidadãos que queiram judicialmente obter remédios sem registro devem acionar a Justiça Federal contra a União, e não contra estados e municípios.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/