Terrorista Cesare Battisti que vivia no Brasil com o aval de Lula é preso e deportado para a Itália.

Redação - 14/01/2019 - 09:57


O terrorista italiano Cesare Battisti que vivia no Brasil com o aval de Lula é preso e deportado para a Itália. Ele foi entregue pela Interpol da Bolívia a Interpol da Itália para ser movido em um vôo enviado pelas autoridades italianas, afirmou o ministro boliviano de Interior, Carlos Romero, em entrevista coletiva a jornalistas na sede da Interpol em Santa Cruz (leste) neste domingo (13).

Segundo anunciou o ministro da Justiça italiano, Alfonso Bonafede, Battisti foi preso na manhã deste domingo na cidade de Santa Cruz de la Sierra aonde estava escondido desde que saiu sua deportação no Brasil.

Segundo o jornal italiano Corriere Della Sera, Battisti caminhava por uma rua de Santa Cruz de la Sierra quando foi abordado pela Interpol e por agentes bolivianos. Ele usava uma barba falsa e tinha com ele um documento de identidade com seu nome e data de nascimento.

Battisti estava sozinho no momento da captura, por volta das 17h de sábado (19h no Brasil). De acordo com o relato do jornal, ele não opôs resistência. Vestia calça e camisa azuis e usava óculos escuros. Levado a um carro de polícia, se manteve em silêncio.

Uma equipe especial da polícia italiana deslocou-se para a cidade boliviana pouco antes do Natal, após receber dicas de informantes. Ele foi expulso do país e deportado neste domingo para a Itália. O terrorista será encaminhado para um presídio nos arredores de Roma. Sua chegada é esperada para esta segunda-feira (14) as 9h.

Pela manhã de domingo, o presidente Jair Bolsonaro reuniu os ministros Augusto Heleno (GSI), Sergio Moro (Justiça) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) no Palácio da Alvorada para debater o assunto. Na saída, Heleno declarou que Battisti, a quem chamou de "bandido", seria trazido ao Brasil antes de seguir para a Itália.

Horas depois, no entanto, a mudança de planos foi anunciada pelo premiê da Itália, Giuseppe Conte, por uma rede social. "Cesare Battisti chegará à Itália nas próximas horas, com um voo que parte de Santa Cruz de la Sierra direto a Roma", afirmou Conte, que disse ter conversado com Bolsonaro a respeito.

Depois, foi a vez de a Bolívia confirmar o roteiro e, só então, o Itamaraty, por meio de nota, admitiu a mudança de planos. Na versão da diplomacia brasileira, a parada no Brasil foi apenas uma sugestão. "O Brasil ofereceu facilitar o embarque pelo território nacional e devido à urgência foi encaminhada uma aeronave da Polícia Federal brasileira

Battisti vive no Brasil em liberdade desde 2010. Naquele ano, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a extradição do terrorista  no seu último dia de mandato. Após a posse de Temer como presidente da República, o governo da Itália reapresentou pedido de extradição.

No fim de 2018, o ex-presidente do Brasil, Michel Temer assinou um decreto de extradição de Battisti, um dia após o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizar a prisão do italiano, que foi condenado por quatro homicídios na Itália na década de 1970.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Na verdade ele veio foragido da Itália, viveu aqui no Brasil como preso político do presidente Lula. Corrigindo o carinha que comentou esse "esquerdistas".
Nnjj

vivia na Bolìvia, faz a matéria direito, aprenda a ouvir ler e publicar!!!!
Esquerdista