A implacável fiscalização que a Agerba, (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações do Estado da Bahia), contra os motoristas do transporte credenciados a Plataforma Digital de passageiros que atuam em Guaratinga e demais cidades da região, motivou uma insatisfação enorme na manhã desta terça-feira (16), quando fiscais do órgão estacionou em frente à sede da entidade e iniciou um festival de multas e apreensão de veículos mesmo estando parados.
Revoltados com a ação da AGERBA, os motoristas já pensam em realizar protesto nas rodovias intermunicipais, até uma mobilização popular em frente à sede do Órgão.O dirigente dos motoristas também acionou advogados da categoria a elaborarem documentos que serão encaminhados às autoridades governista, reivindicando a regulamentação da Lei Federal 15.587 dos Transportes Plataforma digital no município, até que isso aconteça à suspensão da fiscalização e multas abusivas por parte Agerba.
Um dos motoristas Sr. Edinho informou que os fiscais disseram que para a Agerba atuar na zona urbana municipal, é preciso uma autorização municipal do Chefe do Poder Executivo. Os motoristas e representantes políticos querem saber se a prefeita Christine Pinto concedeu alguma autorização a Agerba para fiscalizar em área da cidade. Para os membros da plataforma digital, as multas estão sendo feitas de forma abusivas e demostra perseguição aos trabalhadores alternativos.
Os motoristas do Município de Guaratinga cobram da Agerba a regulamentação da Lei Federal 15.587 que regulamenta o transporte complementar tão prometido pelo estado e pela Agência Reguladora de Transportes da Bahia (Agerba). A medida deve resolver, em partes, as reivindicações dos motoristas credenciados na plataforma digital na Bahia.
Os motoristas da plataforma, operada pela empresa UTIPP-União do transporte individual de passageiro privado, migraram do transporte alternativo, para este novo segmento que se instalou em Guaratinga.