
A policia Federal Ocupou no início da manhã desta quinta-feira (26), o Hospital e a Secretaria de Saúde do Município de Guaratinga, Para investigação de suposta irregularidades na saúde do município.
Documentos Foram apresentados no Ministério Público mostram que o Hospital Joana Moura, no município de Guaratinga, no sul da Bahia, recebeu dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) por cirurgias que não foram feitas. Nomes de pessoas que nunca foram atendidas na unidade de saúde, e de gente que já tinha falecido, estão nas listas de internação.
O valor de R$ 765,69 foi pago pelo SUS ao hospital para realizar uma cirurgia de lesões extensas em José Bonifácio. Essa é a informação que está nessa lista de Autorização de Internação Hospitalar (AIH). O documento é enviado pela prefeitura à Secretaria Estadual de Saúde, e especifica os procedimentos realizados, o período de internação e o valor de cada cirurgia.
Além desta denúncia, uma mulher, que não quis se identificar, disse que o SUS pagou ao hospital R$ 1.817 reais por uma colectomia, cirurgia que teria retirado o cólon do intestino dela. Porém, ela garante que não fez nenhuma operação neste hospital. “Nem sei que cirurgia é essa”, disse
As irregularidades foram descobertas pelo vice-prefeito da cidade, Ezequiel Xavier, que, ao olhar a lista, reconheceu o nome de pessoas que conhece e que nunca ficaram internadas no hospital Joana Moura.
As irregularidades foram denunciadas aos ministérios públicos Federal e Estadual, que abriram inquérito civil para apurar o caso. Durante a investigação, o MPE quer tentar identificar quem são os responsáveis pelo esquema conhecido como "máfia das AIH's".
