Moradores de Gabiara se queixam de transtornos causados por Caminhões da Veracel e prometem tomar providências.

Redação - 07/08/2018 - 14:00


Moradores de Gabiara, no interior de Eunápolis, estão insatisfeitos com o fluxo intenso de caminhões pesados  e outros veículos da Veracel que transitam pela rua do centro do povoado. Segundo os moradores, um trecho da rua que dar acesso ao centro da localidade é de terra e com a movimentação dos caminhões e carros menores gera muita poeira e nos dias de chuva muita  lama.

Eles temem ainda que as casas próximas  da rua pode apresentar rachaduras, por conta do peso dos veículos carregados com água que acabam passando próximo a elas. Quem vive no local conta que a empresa Veracel Celulose faz o uso da rua pela área residencial e comercial no centro da localidade há muitos anos e nunca ofereceu nenhum benefício para  o povoado.

O morador e líder comunitário Ricardo Sansão, informou a reportagem do Giro de Noticias nesta segunda-feira dia 06/08 que os moradores fizeram uma manifestação em 2017 para proibir a passagem dos veículos acima de 15 toneladas de trafegar no local. A empresa Veracel Celulose enviou uma representante para ouvir as reclamações dos moradores e que ficou acertado de atender a reivindicação dos moradores, pavimentar o trecho da rua que fica na área urbana.      

Segundo o morador, a empresa não atendeu a reivindicação dos moradores e a situação permanece a mesma. “O que vem acontecendo é porque  esta empresa não é fiscalizada pelo município, eles passam por dentro das cidades danificando ruas e comprometendo a infraestrutura e ninguém faz nada, o que parece é que existem um “conchavo” com o prefeito", falou.

Na casa da doméstica Maria Pereira, a situação é a mesma. “A gente limpa a casa e daqui a pouco está do mesmo jeito, tenho um idoso com problemas respiratórios e a poeira prejudica  ainda mais o estado de saúde dele, a verdade é que depois que começaram a passar esses carros, acabou o sossego de todo mundo", contou.

Outro problema enfrentado pelos moradores é o risco de acidentes. "Aqui corre um sério risco de ser atropelado", disse Ricardo. Devido aos transtornos, muita gente está pensando em mudar da rua. "Está difícil. Tem pessoas que já estão saindo daqui, eu estou querendo mudar de casa, por que está um tormento", relatou Ricardo.

“A secretária de Desenvolvimento Urbanoide de Eunápolis, nada tem feito por nos, o prefeito muito menos, os vereadores nem aprece aqui, só nós sabemos do sufoco passado pelos moradores, até o final do mês  se a empresa não atender as reivindicações  nós vamos tomar as providencias, os veículos com capacidade superior de 20 toneladas não irão passar pelo local, mesmo vazios”, sinalizou Ricardo.

Os moradores reclamam ainda da péssima qualidade na água tratada, coleta do lixo, policiamento, iluminação adequada e melhoramento na estrada de acesso e nas ruas do povoado. Algumas ruas estariam quase que sem  condições de trafico há mais de dois anos.

Ainda de acordo com os moradores o descaso já foi reclamado na prefeitura, que prometeu se empenhar na solução dos problemas. “Estamos esperando e até hoje nada, desabafou um dos líderes do movimento”, Ricardo Sansão.

A cobrança contra a empresa Veracel se deu, porque a empresa faz o uso da estrada para escoamento de sua produção de eucalipto e nunca fez nada pelo povoado. Outra reclamação dos moradores os caminhões passam por dentro do povoado e causando muita poeira e não toma uma providencia de calçar  pelo menos os 500 metros no perímetro urbano que ela mesma trafega, caso não seja tomada uma providencia os moradores prometem  fazer um grande protesto, sem dia e hora de acabar. Eles cobram ainda da empresa o  sinal de telefonia móvel.

Segundo Ricardo, devido a festa do Padroeiro e a Reportagem do Giro de Noticias anunciada que iria ao povoado nesta segunda-feira, a prefeitura mandou uma maquina  niveladora para patrolar o trecho da rua que estava intransitável.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



A prefeitura fez a manutenção por causa dos festejo que ali vai acontecer, não pq esse site sem credibilidade iria lá, aqui na Cidade de Eunapolis tem muitos Site confiável, e outra se esse site tivesse credibilidade, ele resolvia os problemas do Municipio de Itabela, mas nem as noticias de acontecimento dai voces postam
valadao