
O governador Rui Costa (PT) colocou à disposição do Ceará, que sofre neste início de ano com ação de facções criminosas, 100 policiais militares à disposição. O Ceará é governado pelo também petista Camilo Santana.
A decisão de Rui foi publicada no Diário Oficial do Estado de sábado (05), em forma de decreto. Os policiais ficam à disposição até o dia 20 deste mês de janeiro.
Segundo o texto, o pagamento do soldo aos PMs fica sendo de responsabilidade do Governo do Estado da Bahia, cabendo ao concessionário o pagamento de verbas indenizatórias.
A decisão de Rui Costa de enviar PMs para Ceará neste momento em que a Bahia vive um dos priores momentos em Segurança Pública, com um nível de violência altíssimo e causado pela falta de infraestrutura na pasta, especialmente falta de policias na suas, foi bastante criticado.
Para quem mora na região Sul e Extremo Sul do Estado, esta ação de Rui é lamentável e inoportuno. Sacrificar ainda mais as famílias baianas no seu direto de ir e vir com segurança para ajudar o governador do Ceará, Camilo Santana por ser seu aliado no (PT)é inacreditável.
O governador resolve enviar 100 policiais militares para o Ceará , mas não resolve os problemas do estado que tem mais de 40% de delegacias fechadas ou prestes a fechar, por falta de delegados e policiais civis, para atuar nas ares de investigação e escrivão.
O líder do Democrata na Bahia disparou criticas contra o governado. “Não é possível que o governador queira ajudar seu colega petista uma vez que é incapaz de oferecer segurança ao seu próprio estado. Rui deveria se preocupar em ampliar os investimentos em segurança na Bahia, que, nos últimos anos, infelizmente, viu a criminalidade crescer em níveis muito próximos ao do Ceará” disse Acm Neto.
As cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Itabela e Guaratinga, ambas no Sul da Bahia, o nível de violência vem crescendo gradativamente. O maior aliado desta violência crescente, está atrelada à fala de apoio estrutural por parte do governo. No caso de Itabela, na maioria das vezes funciona apenas uma viatura com dois policiais para fazer a segurança de mais de 35 mil habitantes e o governador Rui Costa, que já foi avisado por diversas vesses sobre a situação, nada faz para resolver esta dura realidade.
A maoria dos internautas ouvido na reportagem, acham que o governo deviria aproveitar esta boa vontade de combater a criminalidade no Ceará e resolver os problemas de Segurança Pública da Bahia, onde ele está governador a cinco anos. Falando pela 8ª região, a maioria dos distritos e povoados desses municípios, estão sem policiamento.
Outra grave situação causada pelo descaso do governador com a segurança é de que as delegacias desses municípios ficam fechadas em finais de sesmas e feriados, devido que o governo não paga hora sexta para os policiais. Enquanto esse governo ineficiente quer resolver a situação do Ceará, o estado a da Bahia fica sobre a insegurança que já é intolerável, dispara um leitor revoltado.