Prefeito de Guaratinga acata decisão da justiça e caça licença para plantio de eucalipto no município

J. Alencar - 22/09/2011 - 21:39


GUARATINGA - O prefeito do Município de Guaratinga, Ademar Pinto, no uso de suas atribuições legais e considerando a recomendação de numero 01/2011 expedida pelo representante do Ministério Público Estadual da comarca de Guaratinga, na qual aponta irregularidades nos processos de concessão de licenças ambientais para o plantio de eucalipto no Município, suspendeu todas as licenças simplificadas concedidas para o plantio de eucalipto em território do Município de Guaratinga.

O chefe do executivo alega ter encontrado nos arquivos da secretaria de Meio Ambiente e Turismo sete processos administrativos, através dos quais foram concedidas licenças simplificadas para a implantação de empreendimentos de silvicultura no Município. Considerando que as referidas LS estão com prazo de validade expirado, tornando irregular todos e quaisquer empreendimentos desta natureza existente no Município.

O prefeito de Guaratinga suspendeu todas as licenças simplificadas até o término das investigações que apontam irregularidades nas liberações das licenças ambientais no município. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação, em 13 de setembro de 2011.

“Considero que a administração pública em geral deve velar pela legalidade, moralidade e impessoalidade”, disse o prefeito Ademar Pinto.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



O nome Veracel deve ser doce, pois não param de falar, tá Loco! Por que não vão caçar o que fazer? Nem prefeito nem promotores conhecem a lei, pois não sabem que tais licenças estão vencidas porque a obrigação de renová-las passou a ser do orgão estadual. mal sabem estas autoridades que ferraram a maioria dos produtores partculares de madeira para serraria devido esta perseguição desenfreada a Veracel. Agora terão que arcar com as consequencias, pois as serrarias terão que fechar, sem madeira
Dito

Todo mundo que lê estas reportagens acha que ao cancelar as licenças para o plantio de eucalipto de Itabela e Guaratinga estão prejudicando a Veracel, mas estão totalmente errados, pois Graças a Deus a licença da empresa e fomentados são emitidas pelo orgão estadual e não municipal! Enbtão de quem são a licenças canceladas? Posso afirmar que a maioria de produtores destes municípios que plantam particular para bastecer suas serrarias, caixotarias e outros. Promotor e Prefeito estão equivocados.
Produtor

É bom que a população entenda que a iniciativa foi do Ministério Público. O prefeito apenas cumpriu o ato que lhe cabia, sob pena de responder por improbidade administrativa.
Chiiiiiiiii

isso ai Ademar não podemos deixar a veracel acabar com mais uma cidade do extremosul.
itabelense

posso entender um pouco a questão da proibição das licenças,o IBAMA proibi o desmatamento de mata nativa,a prefeitura proibi o plantio? qual a madeira vamos usar, temos q importar a madeira p/uso de onde?
p

respondendo ao segundo comentario gostaria que essa pessoa desse uma olhado no diario oficial da prefeitura municipal de itabela do dia 30 de junho de 2011 e vao costatar que foi o primeiro municio a suspender todas as lincenças emitidas pela gestão passada. Mas isso não tira o merido do prefeito ademar pinto parabens por seguir o exemplo do povo de itabela.
povo de guara e itabela

pais de familia desempregado, filhos de agricultores na marginalidade por ter seus lares absorvido por eucalipto, falta de estrutura nos municipios.
povo de guara e itabela

o prefeito de guaratinga e secretária municipal de itabela estão de parabens ao suspender todas as lincenças emitidas irregularmante em gestões anteriores, pois a veracel e a principal causadora de desemprego nos municipios circuvizinhos espero que os outros municipios olhem o bom ex: de itabela e guaratinga. O unico municipio que não tem o que reclamar da veracel é Eunápolis, nos municipios que vive da agricultura e pecuária infelismente estamos vivendo um verdadeiro caus.
povo de guara e itabela

Tudo isso para arrancar mais dinheiro da Veracel, é uma falta de vergonha.
Cidadão

Parabéns prefeito Ademar é assim que se faz todos prefeito da região deveria seguir este exemplo pois nos ficamos com o solo degradado e Eunapolis com o lucro. Caribé vamos fazer um levantamento nas nossas licença pois tem comentarios que teve secretarios do passado que deu licença irregular e observando a distancia das nascentes e corgos e riachos deve ser verdade
Pesquisador de noticias

TAI UMA NOVIDADE POLÍTICA EM NOSSA REGIÃO, UM PREFEITO PEITAR A PODEROSA VERAÇEL, ISSO NÃO SE VÊ TODOS OS DIAS. AGORA SERÁ QUE O CHEFE SO EXECULTIVO DE GUARATINHGA TOMOU ESSA ATITUDE COM O OBJETIVO DE ZELAR PELA SERIEDADE E A MORARLIDADE EM SUA ADIMINISTRAÇÃO OU PORQUE A MULTINACIONAL NÃO CRESPONDEU AS EXPECTATIVAS FINANCEIRAS DE AJUDA AO MUNICÍPIO? E ESTÁ USANDO ESSE ARTIFÍCIO COMO FORMA DE PRESSIONAR A EMPRESA A LIBERAR RECURSOS PARA GUARATINGA? QUEM SABE? VAMOS AGUARDAR O FINAL DA HISTÓRIA.
FLAVIO