
A prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia Maria dos Santos, mais conhecida por “Vera da saúde” rebate a fala do Presidente do TJBA, Gesivaldo Britto, onde durante uma sessão no dia 19 de julho, disse que a prefeita não quer ajudar em nada para permanência da Comarca que está na lista de desativação.
A fala do Presidente do Tribunal de Justiça casou um grande desconforto político para a prefeita, aconteceu durante uma sessão que tratava do Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSCS, uma estrutura, equiparada a uma unidade judiciária, que desenvolve trabalhos correlatos à política de autocomposição, com especial ênfase na solução de conflitos por meio da conciliação e da mediação.
Essa seria a 23ª sessão desse tipo de procedimento, mas segundo ele, só pode ser realizado quando as prefeituras querem colaborar, citou o exemplo de Maragogipe, onde de acordo com ele a prefeita (Vera Lúcia) esteve com ele, o governador, o presidente da Assembléia, Deputado, Senador… mas foi enfático de que “ Ela não quer ajudar em nada”.
A fala do Presidente do TJ/BA repercutiu entre grupos políticos contrário a prefeita e passou a ser usada na cidade Maragogipe de uma forma que deixa transparecer de que a prefeita fosse verdadeira culpada pela desativação da Comarca.
Os adversários políticos a prefeita, usaram um carro de som com a fala do Presidente do TJ/BA, Gesivaldo Britto, e percorreram as ruas da cidade informadas a sociedade de que a prefeita é a culpada pela desativação da referida Comarca que na verdade é uma resolução do Tribunal de Justiça da Bahia.
A prefeita de Maragogipe, Vera da Saúde (PL), se diz surpresa com a afirmação do Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, ao dizer que ela não quer ajudar em nada para manter o judiciário funcionando na cidade.
“Ao contrário, da fala do Presidente, estou fazendo um périplo por todas as instâncias de poder na Bahia: o governador Rui Costa; o presidente da Assembléia, Nelson Leal. Os três senadores ( Jaques Wagner-PT, Otto Alencar-PSD, e Ângelo Coronel-PSD). Mais Deputados Federais e Estaduais e todos que possam ajudar). na defesa de uma causa: Evitar que a comarca do município seja fechada” disse.
Para a prefeita a desativação da Comarca seria para ela, um retrocesso: “Seria lamentável para Maragogipe, uma cidade histórica, sofrer uma perda dessa. Nós, maragogipanos, não queremos nem pensar” disse.
A prefeita Vera Lúcia como os demais prefeitos e vereadores dos municípios de 18 comarcas que estão na lista de desativação, estão em Salvador em uma luta grandiosa para tentar reverter a desastrosa decisão do Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, de desativar e agregar mais 18 comarcas em todo o Estado.
A prefeita como os demais prefeitos tem buscado apoio de políticos e de Desembargadores contrários a decisão do Presidente do TJ/BA de desativar Comarcas. Na sessão desta NO Pleno do tribunal desta quarta-feira que discutiu a desativação das comarcas ficou claro que a decisão do Presidente é irreversível, ele deixou muito claro que não vai voltar atrás de sua pretensão de desativar mais dezoito comarcas no estado. O argumento usado por ele é de que, precisa cortar gastos.
A decisão do Presidente do TJ/BA, Gesivaldo Britto, vai a sentido contrário a sua fala como se a prefeita de Maragogipe tivesse culpa no processo de desativação da Comarca. Em sua fala nesta quarta-feira 24/07 o Presidente da Corte reafirmou que não vai atender pedido de prefeitos, vereadores e de outros órgãos intermediários, a sessão de desativação das marcada, está marcada para a próxima segunda-feira dia 29/07.
A prefeita Vera Lúcia Maria dos Santos, da cidade de Maragogipe, esperava que na sessão desta quarta-feira 24/07, que o Presidente do Tribunal de Justiça se retratasse de sua fala ocorrida na sessão anterior, o que não aconteceu. A fala do Desembarcador, Gesivaldo Britto, gerou indignação no meio político.