
A empresa limpar, responsável pela limpeza pública municipal de Itabela, criou uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA. Essa comissão vai alavancar a implantação da Segurança do Trabalho na empresa.
A criação da comissão, foi pensando no bom andamento da instituição, pois todo acidente representa uma perda ou uma sobrecarga. Para tanto, foi destacado neste estudo a importância da CIPA nessa organização, para seus colaboradores, suas atribuições e regras.
Foi destacado também o quanto é importante que os empregados e empregadores tenham uma participação ativa, com boa comunicação, boas ideias e entrosamento, para que a CIPA possa desempenhar o seu papel de maneira adequada e eficaz.
A CIPA é uma evolução do trabalho das pessoas e o avanço da globalização, trazendo uma nova forma de trabalho, porém a Segurança do Trabalho se aplica a todas as atividades trabalhistas como forma de prevenção de acidentes.
A Comissão Interna de Prevenção de acidente pode ser criada de acordo com a constituição para todas as empresas com mais de 50 ( cinquenta) funcionários, sendo suas especificações regulamentada pela Norma Regulamentadora-NR 5, aprovada juntamente com outras NR, através da Portaria nº 3.214 de 8 de junho de 1978. Em seus tópicos a NR-5 define também as obrigações do empregador, dos empregados e dos cipeiros (nome dado aos funcionários pertencentes à comissão), onde os mesmos devem cumpri-las.
Esse trabalho tem como objetivo, falar um pouco sobre as características da CIPA e da sua importância para as empresas e principalmente para os empregados que ao longo do tempo sofriam muito com o excesso de mão de obra, má qualidade de vida e saúde, mostrando também como a CIPA é composta, suas atribuições, obrigações, benefício e como funciona.
É um grupo de pessoas, representantes do empregador e dos empregados, especialmente treinados para colaborar na prevenção de acidentes. CIPA significa: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e foi criada pelo governo federal na década de 40, objetivando reduzir o grande número de acidentes de trabalho nas indústrias.
Para o diretor de a empresa LIMPAR, Sandro Roseira, a CIPA,é uma ferramenta muito importante nas condições para que a empresa possa desempenhar suas atividades e por sua vez atingindo o principal objetivo, que é criar um ambiente de trabalho seguro, saudável, onde os empregados e empregadores possam conviver em ótima harmonia e motivados, fazendo com que a empresa cresça e ganhe mais lucros cada vez mais.
.jpg)
É importante que as empresas participem na organização da CIPA, dando auxilio e liberando o financeiro para que a mesma consiga proporcionar um desempenho positivo na implantação de projetos, tais como, identificar os riscos e a partir dai elaborar um mapa de riscos, onde possam controlar e tomar as medidas necessárias prevenindo acidentes e doenças ocupacionais, reduzir riscos e impactos ambientais, garantindo qualidade de vida dos empregados no ambiente de trabalho.
A segurança no trabalho tornou-se uma condição fundamental para a empresa Limpar, decorrente da necessidade de oferecer segurança a todos que fazem parte dela (empregado e empregador).
A comissão foi formada por oito trabalhadores, sendo quatro titulares e quatro suplentes. Os mesmos foram eleitos pelos colegas de trabalho e passaram por um curso de 20 horas, ministrado pelo técnico de segurança do trabalho, senhor Rômulo Rocha de Souza.
Na mesma oportunidade,os diretores da empresa Limpar, fizeram a entrega dos novos uniformes a todos os trabalhadores da empresa, na sede e nos distritos.