Produtores de Itabela vem implementando, um sistema inovador de controle e monitoramento dos desmatamentos em propriedades rurais, no qual foram incorporadas a tecnologia e fiscalização de áreas preservadas e os cuidados com a fauna e a flora. Entre as propriedades com este modelo de inovações já sendo colocadas em prática, está a propriedade Santa Fé em Itabela, que destaca-se pela preservação das encostas e áreas de nascentes e diversidade na cultura da propriedade.
Outra inovação e avanço na propriedade está o manejo da água. Os produtores da Fazenda Santa Fé investiram alto no armazenamento de água com a construção de uma barragem e toda dentro dos padrões do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Ibama e pela secretaria de meio ambiente do município de Itabela e dos demais órgãos do setor florestal brasileiro.
A Secretaria de meio ambiente em conjunto com a secretaria de agricultura de Itabela e com o CONDESC- Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Costa do Descobrimento, Desenvolvimento um trabalho Rural que iniciou recentemente mais uma importante prestação de serviço aos produtores rurais do município com a implantação do Programa Barragem Legal. A iniciativa auxilia e orienta o homem do campo no planejamento e no processo documental para a construção de barragens para reserva de água...
Na última terça-feira dia 29 de outubro de 2019, o Secretário de Meio Ambiente Ednardo de Morais Oliveira, o secretário de agricultura Edgar Goularte, técnicos representantes da Veracel Celulose, vereadores Alencar da Rádio e Joaldo Lima, presidente da Câmara e atuais conselheiros ambientais no município, visitaram a fazenda Santa Fé, de propriedade do senhor Gilberto Cometti Borlini, atual Presidente do Sindicar dos Produtores Rurais de Itabela.
O objetivo da visita foi de certificar de fato um projeto já consolidado e que deu certo e com o intuito de implantar novas ações conjuntas de promover a reserva de água e potencializar a capacidade de nossa região para a produção deste líquido valioso. “Identificamos a demanda e muitos produtores já demostram interesse em participar do projeto”, destaca o secretário de meio ambiente de Itabela.