Professores ituanos criam associação e fundam um novo sindicato na cidade

Giro de Noticias - 28/11/2020 - 21:13


 07/03/2018

Em, 07 de março de 2018, o Sindicato dos Metalúrgicos de Itu foi palco, na manhã do último sábado (03), de duas assembleias que definiram a fundação da Associação dos Profissionais da Educação Municipal da Estância Turística de Itu e de um sindicato da categoria.

Presidente da Associação recém-formada, Kátia de Paula Machado explica o que motivou a criação da entidade. “A gente nunca se sentiu apoiado pelo sindicato dos servidores (SISMI). No passado, muita coisa aconteceu, nós conversamos, nos unimos para querer coisas boas para nós. O mínimo. É uma categoria diferenciada, a gente tem muitas horas de serviço e o bem maior de qualquer pessoa, que é o filho. Então a gente quer garantias de que isso será bem feito e que a gente seja recompensado. A gente quer respeito. Então, por isso nós vamos batalhar”.

Integrante da nova associação e presidente do novo sindicato, a professora Mercedes Genebra reforça a importância das criações. “Nós temos um estatuto dentro de um estatuto. Mas nós somos servidores da educação e temos um estatuto diferenciado. Até a forma de pagamento nossa é diferenciada, pois nós somos horistas e a maioria é mensalista. Até por isso mesmo, precisamos de um sindicato diferenciado. Para que as nossas lutas sejam feitas para aquilo que a gente precisa”.

Mercedes explica ainda o motivo de uma associação e um sindicato. “Nós vamos montar uma associação porque é uma forma de a gente começar a trabalhar um pouco mais rápido. Nós temos problema de convênio médico, estão tendo divergências entre a categoria e o sindicato geral, então nós precisamos começar a trabalhar nesse sentido. Uma forma mais rápida e, na sequência, a fundação do sindicato, que é um processo mais lento, irá para o governo federal para conseguir a carta sindical e pode ser discutido judicialmente pelo município”.

De acordo com a advogada Dra. Silvana Lopes Araújo, presente na assembleia, a fundação está dentro da legalidade. “Estão  amparados juridicamente, porque o SISMI tentou impedir na justiça que não ocorresse a assembleia, mas o juiz indeferiu, dizendo que se pode fundar um sindicato separado”.

Com a aprovação dos presentes, a Associação dos Profissionais da Educação Municipal da Estância Turística de Itu foi fundada, tendo como sede a Rua Paraná, 70, Bairro Brasil. com o sindicato sendo formado na sequência. Ao todo, 1.700 servidores da educação farão parte de ambas as entidades, que pode receber novos filiados.

Com a palavra

O “Periscópio” questionou a administração municipal a respeito da fundação da associação e do sindicato, com a Prefeitura de Itu não tendo ciência sobre o fato. A reportagem também esteve em contato com o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Itu (SISMI), que por meio de seu presidente José Flamínio Leme, comentou a respeito da fundação. “Nós reconhecemos a liberdade de todo o processo, mas temos uma audiência marcada para o mês de junho, onde responderemos em juízo a respeito do caso”. (Daniel Nápoli)

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/