Ex-prefeito Paulo Dapé é transferido para hospital em SP para tratamento da Covid-19.

Giro de Noticias - 02/12/2020 - 19:32


Internado com Covid-19 desde o dia 22 de novembro, o ex-prefeito de Eunápolis, Paulo Dapé, foi transferido na tarde desta quarta-feira (02/12) para o hospital privado Vila Nova Star, da Rede D'or, em São Paulo.

No início da manhã, Dapé passou a usar um ECMO, que, na sigla em inglês, significa oxigenação por membrana extracorpórea. O aparelho, que foi trazido da capital paulista, substitui as funções do pulmão.

O político foi levado em uma ambulância até o aeroporto de Porto Seguro, a 64 quilômetros de distância, de onde embarca em um voo privado para o hospital na capital paulista.

A transferência é liderada por uma médica que veio especialmente de São Paulo na noite de terça-feira (1º/12). Foi ela que também realizou o procedimento de instalação do “pulmão artificial”.

50% DE SUCESSO –

Em entrevista ao jornal Zero Hora, o diretor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Mauricio Saueressig, informou que durante o uso do ECMO o ventilador mecânico quase não participa. "Enquanto o processo ocorre, o pulmão fica em repouso, se recuperando", diz o médico.

Segundo o especialista, os pacientes costumam ficar de duas a três semanas usando o ECMO. De acordo com ele, as taxas internacionais apontam 50% de chance de sucessos.

DIPLOMAÇÃO DE CORDÉLIA –

 Mulher de Paulo Dapé, a prefeita eleita de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM), 46 anos, também foi diagnosticada com o coronavírus. Ela teve sintomas leves, chegou a ficar internada no Hospital Ames, mas já recebeu alta.

Paulo Dapé participou ativamente da campanha eleitoral de Cordélia Torres, cuja diplomação pela Justiça Eleitoral já está marcada para a manhã do dia 16 de dezembro, no Salão do Júri do Fórum Desembargador Mário Albiani, no bairro Dinah Borges.

No fim do mês passado, Cordélia havia nomeado Paulo Dapé para coordenador a equipe de transição do governo municipal. Acometido pela doença, ele nem chegou a participar do processo.

Fonte Radar 64

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/