Prefeita retira reforma da pauta outra vez devido a resistência na câmara

Giro de Noticias - 14/01/2021 - 20:55


A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM), pediu à Câmara de Vereadores um novo prazo para readequar o texto do Projeto de Lei 01/2021, de autoria do executivo, que trata da reforma administrativa proposta no início do seu mandato.

Por causa disso, segundo o presidente da câmara, Jorge Maécio (PP), as duas sessões extraordinárias, convocadas para esta quinta-feira (14/01), foram novamente adiadas.

Com este pedido de tempo pela prefeita, cargos de confiança que seriam criados depois da reforma acabaram tendo sua posse adiada.

ARROCHO

Na câmara, segundo um vereador de oposição que preferiu não se identificar, “o projeto encontra resistência porque reduz os salários e os cargos comissionados e corta estruturas de assessoramento, resultando em entraves para o funcionamento de vários setores. No final, o projeto propõe que o trabalhador pague a conta do arrocho salarial, além de afastar profissionais qualificados que não vão aceitar remuneração muito abaixo da realidade do mercado”, frisou.

Outro vereador, agora da base aliada da prefeita Cordélia Torres, garante que esta reforma cria dificuldades até para ela mesma acomodar o pessoal que ajudou na campanha. “A prefeita vai precisar de alguns cargos para um grupo com pouca qualificação e que atuou com ela, durante muitos anos, na linha de frente das campanhas”, revelou.

Em 2016, o ex-prefeito Neto Guerrieri (PSDB) enviou à câmara de Eunápolis uma reforma administrativa com cerca de 700 cargos comissionados, mas a cidade cresceu e novos equipamentos públicos foram criados e colocados em funcionamento, como os postos de saúde e escolas. Por causa disso, o ex-prefeito Robério Oliveira (PSD) teve que enviar ao legislativo mais duas adequações do quantitativo de pessoal: uma em 2018 e outra em 2019, que é a vigente atualmente, com 900 cargos. A proposta atual pretende reduzir os cargos de confiança de 900 para 656.

CATEGORIAS

O Projeto de Lei de Reforma Administrativa 01/2021 provoca reações também junto a alguns sindicatos que representam categorias profissionais lotadas na Prefeitura de Eunápolis.

Esta semana, uma comissão da Delegacia Costa Sul/Eunápolis da APLB se reuniu com o presidente da câmara, Jorge Maécio e com o vereador Adriano Cardoso (Solidariedade), com o objetivo de buscar maiores informações sobre a matéria e seu impacto na carreira dos trabalhadores em educação lotados da rede pública de Eunápolis.

RECESSO LEGISLATIVO

Em recesso parlamentar nacional, as câmaras legislativas de todo o país mantém expediente interno, mas as discussões em plenário só voltam a acontecer na primeira semana de fevereiro, o que não impede a realização de sessões plenárias, se convocadas pelo executivo, pelo presidente da casa ou pela maioria dos vereadores, quando houver matéria de urgência para ser apreciada.

Matéria radar 64

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/