Itabela recebeu 200 doses da vacina CoronaVac. Aplicação só na quarta-feira (20).

Giro de Noticias - 19/01/2021 - 09:41


A cidade de Itabela recebeu na manha desta terça-feira (19/01) duzentas dose da vacina CoronaVac. A vacinação prioriza profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate ao coronavírus, são aqueles de pronto-atendimentos e unidades hospitalares de referência em covid-19 e idosos institucionalizados (em casas de longa permanência) acima de 60 anos.

Nem todo trabalhador da saúde está no grupo prioritário para receber a vacina contra a covid-19. O critério, neste momento, é que só receberão a dose da CoronaVac  aqueles que estão na linha de frente contra a doença, lidando diretamente com pacientes infectados por coronavírus nas enfermarias de hospitais e UTIs.

Nesta primeira fase da imunização, Itabela vai vacinar cem por cento desses profissionais. O protocolo de vacinação é uma determinação do Ministério da Saúde e é seguida pela Secretaria de Saúde de Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas Pinto, cada município receberam  uma quantidade de doses referente à necessidade neste primeiro momento. "Municípios que possuem hospitais de referência, unidades de saúde exclusiva para covid-19 e que possuem uma grande quantidade de instituições de longa permanência de idosos  receberam  uma quantidade maior de vacinas.

Não porque o município está sendo privilegiado, mas por ele possuir um maior número da população alvo nesse primeiro momento, afirmou, durante uma entrevista.

Os demais municípios receberam poucas quantidades, pois devem vacinar, basicamente, os trabalhadores que atuam nas salas de vacina e algumas outras populações muito reduzidas. Diversos municípios podem receber poucas quantidades de vacina, explicou o secretário.

O município de Itabela agendou a vacinação para esta quarta-feira. não foi explicado quais foram os motivos de iniciar a vacinação um dia após o imunizante ter chegado ao município.

Muitos prefeitos tem usado a  vacina como um palco eleitoral, com festa e comemoração,o que é proibido pelo Ministério da Saúde. O momento de sentimento e reflexão  sobre as 209 mil mortes em todo o Brasil e as 9 .667 mortes só na Bahia.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Que Deus possa proteger todos!!! Aqueles que tomarem essa vacina para não sofrer reação adversas. E aqueles que não vão tomar essa vacina.
Motorola