Volta às aulas presenciais em Itabela pode ter retorno adiado devido os últimos acontecimentos da pandemia.

Giro de Noticias - 17/02/2021 - 11:00


A  Secretária de Educação de Itabela, Cristiane Coelho, conversou por telefone com a redação do Giro de Noticias, nesta terça-feira 16 de fevereiro, após  a redação ter tentando falar com a mesma durante a publicação de uma matéria que trata da volta as aulas.Duas horas após a publicação ela retornou a ligação e deu alguns esclarecimentos sobre o assunto.

Sobre o calendário já anunciado para iniciar as aulas presenciais no dia 01 de março de 2021, a Secretária disse que terá uma reunião nesta quarta-feira, com a Secretária de Saúde de Itabela, com o Conselho de Educação e com o Sindicato da categoria educacional, para  avaliar as últimas notícias sobre a volta as aulas e pode ser tomada outras decisões.

Um dos assuntos a serem tratado foi pelo fato do Tribunal de Justiça da Bahia, ter derrubado duas liminares que abrigariam o reinicio das aulas presenciais na Bahia.

Uma segunda situação que vai ser discutida e pode adiar a volta às aulas presenciais na rede pública do Estado e no Município de Itabela, agendada  para o dia 01 março, foi o anúncio feito pelo governador Rui Costa, de que todos os leitos de UTIs nas grandes cidades da Bahia e incluindo Salvador, estão ocupados com caso de covid-19.

O Governo Rui Costa, chegou a fazer um apelo aos prefeitos da Bahia que tomem medidas restritivas, como fechamento de bares, lanchonetes e cinemas, e proíba festas com qualquer número de pessoas. O governo temem que se continue crescendo como está a Bahia pode em alguns dias sofrer  um colapso na área da saúde.

A Secretaria de Educação disse a reportagem que  esta reunião vai decidir se vai manter o calendário ou se vai adiar as aulas  presenciais em sala de aula de Itabela. Sobre a jornada pedagógica marcada para dia 18 a 26 de fevereiro,  Cristiane também disse, que será decido nesta mesma reunião.

A reportagem também falou com a Secretária de Saúde, Wadila Cassino, que seguiu nesta mesma direção, “haverá esta reunião que vai avaliar sobre estes últimos acontecimentos, anunciados pelo governo do estado, a derrubada das liminares, o crescimento da doença a ocupação dos leitos de UTIs anunciado pelo governador, o que pode haver mudanças no calendário de volta as aulas já anunciado” disse.

A reportagem questionou a Secretaria de Saúde sobre o Protocolo e perguntou se tem medidor de temperatura corporal para todas as escolas e se tem os testes para testar todos os profissionais da educação e os alunos antes de começar o ano letivo. A  mesma respondeu que sim.

Entre as medidas restritiva anunciadas pelo Governo da Bahia, Rui Costa está o toque de recolher que inicia na sexta-feira, dia  19 de fevereiro, das 22h a 5h da manhã e vai até o dia 25 deste mês.

O governador, Rui Costa, não descarta de decretar lockdown em toda a Bahia”. Os índices da pandemia da Covid-19 na Bahia preocupam a gestão estadual e municipais, e diante disso o governador reconheceu na manhã desta terça -feira (16) que a possibilidade de fechamento total não está descartada. De acordo com o gestor, os índices, principalmente do sistema de Saúde, serão observados e até a sexta-feira (19) o governador  vai definir novas medidas de isolamento.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/