ITABELA: Joaldo Lima diz que após criação do Conselho de Ética da Câmara vai investigar vereadores acusados de nepotismo.

Giro de Noticias - 04/03/2021 - 17:09


O vereador e Ex-Presidente da Câmara Municipal de Itabela, vereador Joaldo Lima, disse na Sessão Ordinária desta quinta-feira (04/03), que pretende fazer parte da Comissão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar após a votação de criação e pretende encaminhar à Mesa Diretora da Casa recomendação para a abertura de procedimento investigativo pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar sobre a denúncia de nepotismo cônjuge e cruzado contra os vereadores que tem parente contratados ou nomeado na  prefeitura municipal.

Alguns dos nomes de vereadores com  parentes contratados ou nomeados.

Pedro Antonio Ribeiro da Silva (Presidente), esposa nomeada, Nilza dos Santo Machado;

Maria Vânia  Costa Santana Ferreira, (Vereadora), nomeação de seu filho,Enio  Santana Ferreira;

Simone Sossai (Vereadora), sobrinho nomeado, Gustavo Sossai Ferreira;  

Ainda de acordo com informações de pessoas ligadas a Secretaria de Saúde, uma cunhada e a esposa do vereador Pedro Fisioterapeuta estão contratadas na Secretaria de Saúde de Itabela.

Outro vereador, Vagner Martins dos Santos, segundo informação, está com sua namorada e um parente contratada no município. Estes nomes serão divulgados na relação de folha de pagamento do sistema do TCM da primeira semana do mês de março de 2021.

A fala do vereador Joaldo Lima, ecoou como um pavio de pólvora nas redes sociais. O Ministério Público de Itabela já havia recebido na segunda-feira (22/02) denúncia formulada contra o vereador e Presidente da Câmara de Itabela, Pedro Antonio Ribeira da Silva e da Secretária de Educação, Cristiane Coelho Teixeira Grassi,em razão da prática de nepotismo no exercício da Gestão do Prefeito Luciano Francisqueto de 2021.

No caso da Secretária de Educação a denúncia trata-se de nepotismo cruzado, evidenciado uma troca de favores, quando a prefeitura municipal contratou um prédio no centro da cidade da senhora Maria da Penha Coelho Teixeira, mãe da Secretária de Educação. O valor global do imóvel de janeiro a 31 de dezembro de 2021 é de R$ 18.000,00.

A denúncia formulada contra o Presidente da Câmara de Itabela, se deu pela nomeação de sua esposa, Nilza dos Santos Machado, para o cargo de Assessora para Assuntos Comunitário, na Função de Supervisora no SCFV na Secretaria de Assistência Social.

O Promotor deva determinar a formulação de representação para que seja apurada a ocorrência de ato de improbidade administrativa contra os acusados, que ainda podem ser multados pelo ato cometido em contrariedade ao Artigo 24 Inciso 6 e 7, da Lei Orgânica Municipal. O Ministério Público pode determinar a exoneração de todos os servidores nomeados em situação irregular.

Artigo 24, Inciso 6, da Lei Orgânica Municipal, fica vedada, no âmbito do poder legislativo, a nomeação de conjugue, companheiro ou parente em linha reta,colateral ou por afinidade, até terceiro grau, inclusive, de vereador, da autoridade nomeada ou de servidor da mesma pessoa jurídica investindo em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou,ainda ,função gratificada

Inciso 7, é vedada a contratação, em caso excepcionais de dispensa ou inexigibilidade de licitação, de pessoas jurídica da qual algum dos sócios seja conjugue, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, até terceiro grau, inclusive, ou por afinidade,até o segundo grau, do Prefeito, Vice -Prefeito,Secretários Municipais, Presidentes de Função e Autarquia, Vereadores e dos titulares de cargos de direção no âmbito do Poder Executivo e legislativo, obedecendo a iniciativa de cada caso,

SUMULA DO STF

A contratação de parentes de até terceiro grau em cargos de confiança está proibida nos três poderes, nas esferas federal, estadual e municipal. É o que determina a 13ª Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal, aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (21/08/2008).

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição.

A redação do Giro de Notícias abre espaço para que todos os citados se manifestem sobre o assunto.

As declarações do vereador de que tem parentes de vereadores contratados e nomeados na prefeitura de Itabela, deixou aqueles que apoiaram vereadores com intuito de ter um emprego ,revoltados.  

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Essi vereadozinho ai tudo safado prefeito ta lascado primeiro cumpra com suas palavras pra depois bate na porta dos outros vc ta achando qui vai se elege aqui no pereirao vc ta enganado depende daqui vc e quen entra com vc naobganha mais nunca markinho lemon vai se nosso prefeito precisamos da sua honestidade salva itabela pelo amor de Deus se juntem ai sossai e markinho salva itabela
Pereirao

Seu prefeito vc veio aqui dizendo qui quem da dinheiro pra homen e viado ou puta .entao vc e im viado ou puta das grande vivem pagando salarios fantasmas e nao cumpre com sua palavra pode ter certeza si sair um cachorro agora o pereirao sera a favor dessi cahorro e do nosso geito si mazim acha ruim sera uma guerra interna pode bota fe seu bosta merda viado vacilao do caralho sem palavras
Pereirao

Queremos vc aqui seu prefeitinho de merda ta achando qui nois e besta aqui o crime e o creme cumpra com sua palavra seu vacilao do caralho
Pereirao

Eu acho graça essa figuração que esses vereadores fazem em Itabela, por de trás é capaz de tds serem amigos. Não fazem nada para a cidade, ficam só trocando nome de rua e puxando saco do prefeito. Eles acham que ngm percebe que entram com nada e sai depois de 4 anos andando de caminhonete as vezes até 2. Ser vereador de Itabela é a melhor profissão, salario em dia, quase não trabalha, fora o dinheiro que deve entrar por fora. Isso explica muito as brigas que ocorrem na eleição.
Borja

Fora corruptos
Ricardo

Porque a matéria não sita a esposa do vereador Alex da Pax? Nada contra a pessoa, mas a lei deve ser a mesma para todos, Sugiro o site realizar essas correção e não fazer matéria tendenciosa somente oque lhe convêm, colocandos apenas os nomes dos vereadores ai sitados, coloque todos.
Anonimo

Cadeia nesses corruptos
Pau neles

Vc é o cara joaldo
Alex

Meu futuro prefeito joaldo
Meu prefeito

Todos estão vendidos já.
Vendidos

Vânia mostrou pra que entrou pela janela, fez o papel de colocar o filho é se aliar ao prefeito,grande vereadora em mais não esperava muito dela
Soraia ouro verde

A casa do Detran vai cair viu,ainda mais na campanha fez ela toda em troca de carteira,zoi de gato e todo dia puxando embalador com o carro do Detran,cade o juiz dessa cidade faz nada ,tem que investigar esses cara
Pro lukinho

Pedro fisioterapeuta rei do marketing prometeu prometeu,só aqui na minha rua foi duas família e o emprego até hoje nada, na próxima não tem 200 votos
Mateus

Federal neles
Mateus

Uma camara chei de povo rico e não da oportunidade pra nós,por isso os crimes na cidade Banco de hipócritas
Jean pereirao

Isso ainda é pouco,essa camara vai da o que falar
Tereza

Muito triste ,nada prestam tudo farinha do mesmo saco , vereadores nojentos câmara imunda ,saiu bosta entrou diarréia
Lina

Câmara de Vereadores sebosa, bando de satanás só pensa neles.
Deusa

ESQUECEU DE CITAR NA MATÉRIA ALEX DA PAX QUE TEM A MULHER SÂMARA E OS PARENTE DELA TRABALHANDO NA PREFEITURA
OBSERVADOR

Parabéns Joaldo pelo seu trabalho, agora verifica outro caso de abuso dê uso público o caso do mercado municipal que usa e abusa sem pagar água é luz energia tem uma vitracaria que não é mais agora virou um depósito que fica com Sr condicionado ligado sem ninguém dentro passa o final de semana ligado tem vez e o depósito de cerveja do guela gelada além de não pagarem aluguel desperdiça energia verificar isso Joaldo
Bolsonaro

Muito bem parabéns a site Giro de Notícias, só ficou faltando acrescentar que o Vereador Alex da Pax tem sua esposa contratada, que Joaldo lima também tem o prédio do seu irmão locado na prefeitura, que Renaldo da Feira tem o irmão advogado contratado e tem mais decretos por vim a tona na próxima semana aguardem.
ITABELA

Pressão pura, não faz nada, é pau mandado de Luciano Francisquetto, só que se aparecer
JOSE RAMOS OLIVEIRA

arrazol vereador joaldo
funcionaria