Governo anuncia comitê com os 3 poderes para combater pandemia.

Giro de Noticias - 24/03/2021 - 15:22


O presidente Jair Bolsonaro anunciou na manhã desta quarta-feira (24) a criação de um comitê de enfrentamento à covid-19 com a participação de representantes dos três poderes.

O grupo, que contará com a participação de governos estaduais e municipais, ministérios e outros órgãos da administração federal, deverá se reunir semanalmente para definir políticas nacionais uniformes para lidar com a pandemia.

Participaram do encontro, no Palácio da Alvorada, os presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), além do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

"Reunião bastante proveitosa. Mais do que harmonia, imperou a solidariedade e intenção de minimizarmos os efeitos da pandemia. Vida em primeiro lugar", afirmou Bolsonaro em entrevista coletiva após o encontro. "Será criada uma coordenação junto aos governadores. A intenção é dedicar cada vez mais vacinação Brasil."

"Discutimos também a possibilidade de tratamento precoce, que fica a cargo do novo ministro da Saúde. Uma nova cepa ou novo vírus apareceu. Precisamos dar atendimento adequado às pessoas. Não temos ainda o remédio. [...] Estamos no caminho para o Brasil sair dessa situação complicada", disse Bolsonaro.

O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na seqüência que a reunião foi "de alto nível", com harmonia entre os três poderes.

"Nosso objetivo é o fortalecimento do SUS nos três níveis (União, Estados e municípios) para prover à população, com agilidade, uma campanha de vacinação capaz de reduzir circulação do vírus", disse. "Vamos fortalecer a assistência nos três níveis [do SUS] com criação de protocolos assistenciais. O sistema de saúde do Brasil dará a resposta que a população brasileira quer. Toda a nação se une agora para que cumpramos nosso dever."

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) ressaltou que a reunião foi "a expressão pura daquilo que a sociedade brasileira espera dos homens públicos". "A doença de agora é diferente daquela de 2020 e nos impõe o dever cívico e de responsabilidade. Essa união significa um pacto nacional liderado por quem a sociedade espera que lidere, que é o presidente Jair Bolsonaro", disse Pacheco.

Para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a reunião serviu para "desarmar os espíritos e falarmos uma linguagem só". "Comunicação adequada com todos os dados para que a população tenha toda assistência, acompanhamento para termos rumo coordenado sob a supervisão do presidente da República. Termos único discurso, única direção nacional", afirmou.

O presidente do STF, Luiz Fux, destacou que o poder judiciário não pode, por força de lei, participar diretamente do comitê, mas diante da emergência nacional e necessidades de soluções rápidas, vai buscar estratégias para evitar a judicialização de ações. "Exemplo e esperança, esse é binômio", disse.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/