Estudo: Risco de coágulo raro em vacinados é de 8 a 10 vezes menor do que após Covid-19.

Riro de Noticias - 15/04/2021 - 16:29


O risco de desenvolver um tipo raro de coágulo é de 8 a 10 vezes maior em pessoas que tiveram a Covid-19 do entre aquelas que se vacinaram contra a doença. A constatação é de um estudo preliminar feito por pesquisadores da Universidade de Oxford.

 A pesquisa também apontou que a chance de coágulo após a infecção é cerca de 100 vezes maior do que entre a população em geral. Segundo o G1, os cientistas analisaram a trombose venosa cerebral, identificada em seis pacientes entre os quase 7 milhões que receberam a vacina da Johnson.

 Disponível online, o estudo ainda não foi revisado por outros cientistas ou publicado em periódico científico.

 As 500 mil pessoas com Covid-19 analisadas apresentaram risco de 39 casos de trombose venosa cerebral a cada 1 milhão de pacientes infectados. Pessoas com histórico de doenças cardiovasculares tiveram risco significativamente maior.

 Entre mais de 480 mil pessoas vacinadas com os imunizantes da Moderna ou da Pfizer, a taxa foi de 4 para cada 1 milhão - 10 vezes menor do que após a Covid. Para os pacientes que receberam doses da Oxford/AstraZeneca, o risco foi de 5 a cada 1 milhão.

A população em geral apresentou risco de 0,41 caso de trombose venosa cerebral a cada 1 milhão de pessoas. Em resumo, o risco de ter o coágulo depois de infectado pelo novo coronavírus é quase 100 vezes maior do que antes.

 Os pesquisadores, Paul Harrison e Maxime Taquet, pontuaram que não é possível concluir que as vacinas da Pfizer e da Moderna estão associadas a um risco aumentado de ter trombose venosa cerebral. Para responder a essa questão, são necessárias amostras muito maiores.

 "No entanto, os sinais de que a Covid-19 está ligada à trombose venosa cerebral, bem como à trombose da veia porta – um distúrbio de coagulação do fígado – são claros e devemos tomar nota", observou Maxime Taquet.

 A trombose venosa cerebral ocorre quando um coágulo se forma nos seios venosos do cérebro, e isso impede que o sangue seja drenado do órgão. Dessa forma, as células sanguíneas podem se romper e vazar sangue para os tecidos cerebrais, formando hemorragia.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/