Prefeitura de São Paulo muda orientação e pede que população procure médico no primeiro dia de sintomas de covid19.

Giro de Noticias - 20/04/2021 - 13:43


A prefeitura de São Paulo passou a orientar que pessoas procurem atendimento médico logo no primeiro dia de sintomas de covid19. A cidade e o estado de São Paulo são o epicentro da doença no Brasil, com o maior número de mortos por covid19, que passou de 80mil nesta segunda-feira 19/04.

A prefeitura atribuiu a mudança de orientação à variante P.1, que promoveria um agravamento rápido do quadro de saúde, levaria mais jovens para as UTIs e teria tempo de internação maior. Segundo o secretário municipal de saúde de São Paulo, Edson Aparecido, estudos que comprovam estes fatos devem ser publicados nas próximas semanas.

A falta de um tratamento imediato e adequado pode estar por trás de boa parte das mortes por covid19 em São Paulo e em outros estados do Brasil. Os números aumentaram desde que políticos e veículos de imprensa começaram a atacar o chamado “tratamento precoce” contra a covid19.

Segundo relatos de médicos da linha de frente do combate à covid19 consultados pela equipe do Portal Novo Norte, a maioria dos casos de pacientes graves internados está ligada à demora na procura por atendimento médico. A mudança de orientação confirma este fato.

No início da Pandemia, o então ministro da Saúde, Henrique Mandetta, disse que as pessoas só deveriam procurar atendimento médico quando começassem a sentir falta de ar. A falta de ar é um indicativo de que a doença já está em estado avançado. A fala foi considerada um erro e condenada por médicos de todo o Brasil.

Embora não exista um tratamento específico contra o coronavírus, um médico pode avaliar a condição clínica do paciente e começar a tratar os efeitos da doença logo nos primeiros sintomas, diminuindo riscos de seqüelas graves e, até mesmo, internação e óbito.

A mudança no protocolo da Prefeitura de São Paulo mira principalmente os mais jovens porque esse grupo tende a procurar atendimento mais tardiamente, quando a doença está bastante agravada.

Com algumas informações da BBC Brasil.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/