Acampamento Margarida Alves pode virar assentamento nos próximos dias

J. Alencar - 22/12/2011 - 06:15


ITABELA - O acampamento Margarida Alves localizado às margens da BR -101, a 12 quilômetros da cidade de Itabela, com 1.150 famílias cadastradas, vive hoje um momento de grande expectativa, que é a deliberação definitiva feita pelo INCRA da área que foi ocupada pelos trabalhadores sem terra há quase um ano. A empresa Veracel Celulose visitou o acampamento na semana passada e se mostrou disposta a negociação, notícia que deixou os trabalhadores ainda mais animados.

Desde que ocuparam a área a menos de um ano, as famílias acampadas já estão indo para a terceira safra de alimentos produzidos dentro do modelo de cultivo agroecológico, sem agrotóxico, que está sendo vendido nas feiras livres, pelos acampados, por um preço bem mais barato.

No acampamento há grande diversificação de alimentos plantados pelos trabalhadores como: milho, feijão de vários tipos, arroz, mandioca, batata doce, quiabo, melancia, pepino, amendoim, banana, e até girassol. Parte da produção é destinada ao autoconsumo dos trabalhadores e a outra parte é comercializada na região.

De acordo com a coordenadora do setor de produção do acampamento, Vilma Mesquita, existe duas formas de trabalhar dentro do movimento. “O plantio pode ser feito de forma individual ou coletiva, onde todos plantam e colhem e os lucros são divididos entre as partes”. Ainda de acordo com ela, os produtos colhidos pelos trabalhadores geralmente são vendidos em feiras livres organizadas pelo movimento, como aconteceu em Monte Pascoal, Montinho e na cidade de Teixeira de Freitas.

Vilma nos informou que neste sábado, dia 24 de dezembro, vai acontecer a primeira Feira da Reforma Agrária em Itabela, que será realizada na Rua 2 de Julho, ao lado do Mercadão Municipal. 

 

Fotos: Clerison de Oliveira

Informações: Fábio Prates

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



1150 familias cadastrada, cade o pessoal! deveria ter no minimo 200 crianças. sera que tem alguma coisa errada.cade as balas,
caramba

o coletivo seria uma boa coisa, mas infelismente, a senhora vilma e muito esperta para isso, carrega tudo,
itabelense

engraçado, com o buraco ja feito todo mundo passa. isso e resultado das primeiras coordenações. parabens produtores do acampamento margarida alves, desejamos um feliz natal e um prospero ano novo, que deus abençoe a todos.
itabelense

ioma vai tirar todo mundo d monte poscoal nos temos que tira ela de la ok
itabelence

vilma é um boa pessoa, mais para prefeita vc está exagerando.
itabelense

Se este prefeito CARIBÉ tivesse 1% de garra desta mulher,seria menos ruim,ainda bem que ele já esta c/os dias contados,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Zé Brasil

Parabéns a todos acampado que contribuiram com balas pirulitos doses e brinquedos valeu parabéns ao MST
ACANPADO

Vilma do MST,vc era a mulher que estava faltando chegar em Itabela.Que tal em 2016 vc ser a nossa prefeita?
Itabelense

parabéns Vilma do MST,chamam-se Maria Bonita,vc está arrasando,tanto na produção como nas festas natalinas nas áreas de acampamentos e assentamentos.
itabelense

Seria bom se todas as pessoas fizessem como dona Vilma e levasse um pouco de alegria as crianças neste natal
GILDETE EVANGELISTA ALVES