Parceria entre a Prefeitura de Porto Seguro e o Desenbahia fecha o primeiro lote de socorro financeiro aos comerciantes atingidos pelas chuvas

Giro de Noticias - 09/02/2022 - 10:03


Da comunidade ribeirinha do Pau do Macaco, às margens do Rio Buranhem, vem um bom exemplo do trabalho feito pela secretaria do Planejamento, Projetos Especiais, Regularização Fundiária, Emprego e Renda. Na localidade, a baiana Érica o o marido, o espanhol David Carbonell, montaram há quatro anos um restaurante que ganhou fama internacional. Mas a cheia do Rio Buranhem decorrente das chuvas, fizeram o casal perder tudo.

“Foram momentos de desespero. A água subiu derrepente. Por algum momento Acreditamos que baixaria. Mas isso não aconteceu e saimos às pressas, temendo pelas nossas vidas. Todo estoque que compramos para a temporada da alta estação foi por água abaixo, desabafou ainda emicionada a Érica.

Nas paredes restaram as marcas. Nos últimos dias, o Chef David Carbonell, marido da Érica, teve que trocar as cozinha, temporariamente desativada, pelas ferramentas de construção. “É hora de recomeçar. Perdemos bens materiais, mas estamos vivos e cheios de esperança de que vamos superar. A solidariedade chegou de todas as partes. Muitos que nem conhecemos nos ajudaram. Agora veio este apoio da Prefeitura, que chega em muito boa hora. Fomos bem atendidos, e com esta grande ajuda, vamos em breve reabrir as portas de nosso restaurante, que é o nosso trabalho, onde tiramos o nosso sustento também”, disse David.

O Secretario Flamarion Matos, que acompanhou de perto o trabalho dos técnicos para agilizar os documentos necessários ao financiamento, também não escondeu a emoção com a história do casal.

“Como eles, muitas outras famílias passaram por este drama de perder tudo. Por isso a determinação do nosso gestor Jânio Natal, que sensível às necessidades de nosso povo autorizou buscarmos as melhores alternativas para ajudar a quem precisa. Este convênio com.a Desenbahia é uma grande ajuda para quem precisa recomeçar. São até R$150 mil em créditos, com 12 meses para começar a pagar e o mais importante, juro zero. Mais uma grande conquista da nossa gestão, para amenizar a situação de quem tanto sofreu com a pandemia e depois ainda mais com as chuvas”, disse o secretário Flamarion.

No primeiro lote de socorro, cujo prazo de inscrição se encerrou no final de janeiro, a prefeitura recebeu uma dezena de pedidos de adesão à linha de crédito. A prefeitura negocia com a agência de desenvolvimento da Bahia, a prorrogação do prazo para que mais comerciantes possam ser contemplados com o socorro financeiro.

Por Giro de Noticias/Secom – Prefeitura de Porto Seguro

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/