Professores vão às ruas, lotam secretaria de educação e prefeitura e cobram reajuste do piso salarial de 33,24%

Giro de Noticias - 09/03/2022 - 08:17


Professores de Itabela foram às ruas e lotaram os prédios da secretaria ade educação e da prefeitura, na manhã desta quarta-feira, 09 de março.  A manifestação pediu o reajuste imediato do piso do magistério, fixado em 33,24%, conforme a recomendação do Governo Federal.

O presidente da APLB Sindicato que representa a categoria, Ubiratan Herculano, por diversas vezes usou da palavra reforçando a cobrança pelo reajuste. Um calendário de manifestação foi aprovado durante a assembleia que ocorreu antes de saírem as ruas, assegurando três atos de mobilização de advertência, caso o prefeito não cumprir  com o reajuste do piso, a quarta manifestação desencadeará uma greve geral por tempo indeterminado.

O Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabela cobrou também o rateio da sobra de recursos da educação como consta em lei. Segundo o presidente da APLB houve sobra de recursos dos 70% da educação e não foi rateado.  

Ainda segundo o Presidente da APLB- Sindicato, na última segunda-feira houve uma reunião na secretaria de educação com a Secretária de Educação, Cristiane Coelho Grasse, aonde a mesma disse não se impor ao pagamento do novo piso, mais teria que fazer um estudo e só após este levantamento, que iria tomar a decisão definitiva sobre o assunto.

A proposta desagradou os profissionais da educação e os representantes da APLB, que afirmam que já teve tempo suficiente para ter feito o levantamento e pedem para que o prefeito Luciano Fancisqueto cumpra de imediato com o novo piso salarial dos professores, pagando ainda o valor retroativo ao mês de janeiro e fevereiro.

Para o presidente da APLB de Itabela, essa demora no cumprimento do novo piso argumentando de realizar estudos é um pretexto encontrado pela gestão municipal para não pagar e ganhar mais tempo de cumprir com o novo piso. Ainda segundo  APLB a demora vem causando indignação aos professores e ao sindicato”, disse o presidente.

Esteve presentam na reunião com a secretária de educação, o delegado Regional da APLB-Sindicato, Costa do Descobrimento, Deusdete Viana Baião.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Parabéns aos professo e lutem ,o piso é de voces e o prefeito é obrigado a pagar o aumento de 33,24%
Jão Gomes