
A prefeita de Itiruçu, no Vale do Jiquriçá, Lorena Di Gregório (PSD), mesmo partido e Otto Alencar e da base do govenador Rui Costa, declarou que não terá como pagar o reajuste de 33,24% autorizado pelo governo federal como atualização do piso nacional dos professores. Ao Blog do Marcos Frahm, Di Gregório afirmou que apresentou proposta de 10,13%.
No último dia 16 de março, professores da rede municipal de Itiruçu foram às ruas para cobrar o pagamento do piso nacional conforme a nova atualização.
”A gente entende que o reajuste é importante para a categoria, mas infelizmente, hoje, se eu conceder esse reajuste vou está sangrando os cofres públicos e nós não vamos ter como fazer investimentos. Nós não estamos concedendo por não querer, é por não ter condições e cada município em sua realidade. Ofertamos 10,13%, o que a CNM até indica e é realmente o que o município pode. Não posso fazer algo que não consigo arcar”, disse ao blog do Vale do Jiquiriçá.
A prefeita esteve em uma reunião com gestores do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá (Convale) na última sexta-feira (18), ocorrido na cidade de Brejões. Os prefeitos declararam que o reajuste de 33,24% é” impraticável para a maioria das cidades”.
Os partidos de esquerda que sempre defende reajuste salarial, correção do piso e cumprimento de direitos trabalhistas, cobram dos ouros, mais na hora de eles mesmos cumprirem com as cobrança defendidas por eles, não querem cumprir o que eles mesmos defendem em discursos, mais na pratica não cumpre.