Sem as devidas atenções do governador Rui Costa, PT, após as enchentes de 2021 estrada de Jucuruçu volta a ficar interditada após ponte ceder neste domingo (27/11).

Giro de Noticias - 29/11/2022 - 11:18


Devido às chuvas que tem caído na Bahia, várias cidades registraram transtornos. Em um trecho da BA-284, entre Itamaraju e Jucuruçu, no Extremo Sul baiano, que já havia tido problema graves nas enchentes de 2021, voltou a ficar interdita.

Uma ponte que havia cedida no ano passado e foi feita de forma improvisada, voltou a ceder e deixando centenas de moradores novamente sem acesso. Um improvisado desvio foi feito nesta segunda-feira (28/11) para que o tráfego não ficasse totalmente interditado entre as cidades.

Ainda na mesma região, outro ponto da BA-284 sofreu um deslizamento de terra. O local afetado fica no distrito de Nova Alegria, em Itamaraju. Parte da via ficou obstruída, mas a situação foi resolvida nesta segunda. Ainda no Extremo Sul, 3,7 mil pessoas seguem desabrigadas em Prado. Uma casa desabou e outras duas ficaram destruídas.

Acessos ao distrito de Cumuruxatiba também ficaram prejudicados, e uma estrada litorânea que na praia de Tororão ficou rompida.

Em Itabuna, as chuvas desta segunda-feira (28/11) fizeram o nível do Rio Cachoeira subir seis metros. Em Itajuípe, na mesma região, as chuvas também alagaram diversas ruas, principalmente no bairro Beira Rio, perto do Centro da cidade, devido à subida do nível do Rio Almada.

Em Ibicaraí, também na mesma região, a chuva deixou 150 pessoas desalojadas. A prefeitura da cidade montou abrigos para acomodar os moradores.

O fato ocorre após o nível do Rio Salgado subir no último sábado (26). As chuvas ainda causaram alagamentos em Floresta Azul, Coaraci e Itapitanga, também no Sul do estado.

O Sul e o Extremo Sul do estado foram as regiões mais afetadas pelas chuvas do final do ano passado, quando a Bahia registrou o maior volume de precipitações no planeta. Durante as precipitações que ocorreram entre o final de novembro e o mês de dezembro, 27 pessoas perderam a vida.

A Defesa Civil do Estado [Sudec] informou que foram 30,3 mil desabrigados, 62,1 mil desalojados e 523 feridos em decorrência daquelas chuvas. O total de atingidos chegou 965,6 mil pessoas. Em torno de 199 municípios foram afetados, sendo que 190 decretaram estado de emergência devido às chuvas.

Mesmo as autoridades de vigilâncias ao sistema climático com uma Previsão de Meteorologia podendo os altos volumes de água que agitou a região no ano passado e casou o maior desastres naturais da história da Bahia poderia se repetir este ano, poucas foram as ações do governo do estado para prevenir a sociedade casso isso venha acontece novamente.

As promessas de construção de encostas para evitar desmoronamentos de barreiras, casas populares para retirar moradores de áreas de risco que alagam com enchentes de rios e as construções de pontes e melhoramento das estadas parecem ter ficado mesmo só na promessas.

Os moradores das cidades de Guaratinga, Prado, Itamaraju e Jucuruçu, municípios mais atingidos em 2021 pelas fortes chuvas, são sabedores das promessas que não foram cumpridas.

 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



esse giro de noticias senhor alemcar deve amar profundamente o pt sor nao assume ater as obra da naturesa qer deus manda as chuva eli poi culpa no pt abra o olho alemcar er assume voce er apaixonado pelo o pt
sei nao viu