Após ser exonerado ex subinspetor da guarda municipal de Eunápolis promove arruaça em frente à casa da prefeita. Ato teve fim com a chegada da polícia militar

Giro de Noticias - 02/02/2023 - 12:20


Uma manifestação concederada desnecessária a e arruaceira realizada por cerca de 10 guardas civis municipais em frente à residência da prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, na tarde desta quarta-feira (1º), terminou em tumulto. O diretor do SindiGuardas/BA, Osvaldo Neto, conhecido por “Netinho” da cidade de Itabela, promoveu o protesto contra a demissão do comandante da corporação, Ezequiel Mascarenhas, publicada horas antes no Diário Oficial do município mesmo sabendo que a decisão é uma  prerrogativa exclusiva da gestora.

Diante da decisão da prefeita no uso de sua prerrogativa, o ex inspetor da Guarda Municipal de Eunápolis, Ezequiel Mascarenhas, juntamente com um grupo de guardas civis municipais, promoveram um ato vergonhoso em frente à casa da prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, na tarde desta terça-feira (01/02). O ato teve início na porta do gabinete da gestão se estendendo até a residência da prefeita, ambiente particular e Inviolável.

O decreto assinado pela prefeita Cordelia Torres, que exonerou Ezequiel Mascarenhas do cargo de subinspetor da guarda municipal tem como motivo o descumprimento de diretrizes de expectativa em relação à boa atuação da Guarda Civil “A nomeação do comandante da GCM é um ato discricionário do Executivo. Ou seja, de livre escolha da prefeita”, disse.

O que mais chamou a atenção da infundada decisão de um pequeno grupo de guarda municipal ir até a casa da prefeita, foi a falta de pauta que justificasse a manifestação. Segundo a gestão municipal, a Guarda Civil Municipal de Eunápolis vem vivenciando importantes avanços nos últimos dois anos, resultado dos investimentos do governo comandado pela prefeita Cordélia Torres no setor que atua na área de segurança para garantir a proteção do patrimônio público e dos cidadãos do município.

Para valorizar os mais de 30 guardas que trabalham em Eunápolis, a gestão municipal destinou aumento salarial de mais de 10% para toda a categoria, oportunizando aos profissionais a possibilidade de diversas realizações pessoais. Outro benefício foi o auxílio fardamento, reivindicado pelos guardas há anos, e que só nesta gestão foi concedido aos servidores, que desde o ano passado podem comprar seus uniformes de acordo com suas medidas e renovar o fardamento anualmente.

E para melhorar ainda mais as condições de trabalho dos guardas, o Município enviou para o setor uma caminhonete para auxiliar nas funções, como as rondas pelas escolas e vias da cidade. E, para garantir a proteção dos profissionais na execução do serviço, foram entregues coletes balísticos, já que os importantes equipamentos de segurança dos guardas estavam vencidos há anos, constatando a falta de atenção que a categoria vivenciava em gestões anteriores.

No momento em que o pequeno grupo esteve na casa da perfeita ela não estava, somente o esposo da prefeita, Paulo Dapé, e mãe dela, de 88 anos, estavam na residência. Dapé – que também é secretaro da Casa Civil -, afirmou que foi até a rua reclamar, pois o grupo estava reproduzindo músicas com letras depreciativas, que ofendiam a honra da gestora de modo indireto e ainda incomodava a vizinhança. Em um determinado momento, como mostra um vídeo que circula na internet, Dapé, se sentindo insultado, tomou o celular de um guarda que realizava uma filmagem. A situação foi controlada com a chegada da Polícia Militar.

“Protestar é um direito, mas é preciso saber o local correto, para que não se confunda a autoridade com a cidadã Cordélia, que assim como todos, possui o direito de não ter a sua paz perturbada. No momento, não era o secretário Paulo Dapé que estava em sua própria residência e, sim, o cidadão Paulo Dapé”, disse o secretário da Casa Civil.

Sobre os investimentos feitos pelo município na Guarda Municipal – como aumento salarial, auxílio fardamento, caminhonete para ajudar nas rondas e novos coletes balísticos -, o diretor do SindiGuardas/BA Netinho reconheceu as conquistas, mas disse que elas são referentes a pleitos de 2021, concedidos em 2022 e disse ainda ser contra a nomeação do novo comandante da guarda.

Não é a primeira vez que o diretor do SindiGuardas/BA, Osvaldo Neto, se envolve em confusão. Em 2020, ele realizou um protesto em frente à casa do prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto. Se sentindo afrontado, com o que classificou de espetáculo e não protesto legítimo, o prefeito de Itabela tomou o celular do sindicalista e abriu um processo contra ele na Justiça.

Os atos reivindicatórios do sindicalista ligado ao sindguardas, vem sendo considerado por autoridades totalmente desequilibrado, em Itabela ele fez um ato bem parecido em frente à casa dos pais do prefeito Luciano que no momento estava em Salvador. Em Eunápolis não foi diferente, ele usou uma caixa de som com músicas obscenas e chamou a prefeita de Pinóquia e mentirosa. A arruaça teve fim com a chegada da polícia militar.

Na fala do diretor sindical em frente à casa da prefeita, ele alegou que tinha marcado uma reunião com a prefeita às 15h para tratar de outras reivindicações da categoria, mas ela não quis recebê-lo.  Cordélia informou que já havia atendido uma comissão de cinco guardas, em seu gabinete, por volta das 13h, para tratar de assuntos administrativos.

Logo após a reunião, segundo funcionários do gabinete, a prefeita saiu para visitar as obras da Rua Flamingo, no Moisés Reis. O sindicalista e os demais manifestantes teriam começado a chamar a prefeita de ‘fujona’. Acreditando que Cordélia tinha ido para casa, eles se dirigiram até o local e começaram o protesto com a caixa de som, más a prefeita não estava em casa e nas ruas trabalhando como tem feito no seu dia a dia.  

A redação do giro e notícias teve conhecimento que o caso será denunciado na justiça, mas não foi confirmado pela gestão municipal de Eunápolis até então. Duas situações que pode ter como base para processar o diretor do SindiGuardas/BA, Osvaldo Neto, o incômodo causado a mãe da prefeita, de 88 anos, que estavam na residência e foto de ter acusado a prefeita de mentirosa e fujona como se ela estivessem em casa e se escondendo deles, quando na verdade a mesma não se encontrava na residência.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Os GCM de Eunápolis estão corretos de buscarem os seus direitos pois os gestores não dão condições nenhuma para a guarda.quem tá de fora é fácil falar, pois a guarda de todo Bahia só consegue alguma coisa é por meio de manifestação e apoio do sindicato hoje às guarda sofre por não ter estrutura e salário digno


Querendo q molha a mão dele o prefeito de itabela molhou só assim q deixou o prefeito quieto e os besta vão atrás dele


Rapaz este gosta de bagunça uma vez queria brigar com prefeito de itabela agora já está em Eunapois e não vai demorar para toma uma galinha pulando deixa ele ficar com estas coisas não digo e nada .
Mario