Índio é preso e armas apreendidas por Policiais do Choque próximo da fazenda Nedila que está invadida e foi Cenário de tiroteio durante a invasão.

Giro de Noticia - 03/02/2023 - 08:54


Policiais do Batalhão do Choque, que estão na “Força Tarefa”, para proporcionar segurança e as garantias dos povos indígenas, bem como das demais pessoas envolvidas em conflito agrário entre índios e produtores rurais em terras nas regiões dos municípios do Prado, Itamaraju e Porto Seguro, prendeu um índio identificado por, Mário Machado de Oliveira, 70 anos, que estava com uma espingarda calibre .32, municiada próximo de uma propriedade denominada Nedila invadida a cerca de 60 dias e foi alvo de um tiroteio pelos invasores no dia da ocupação.

A polícia fazia o patrulhamento pela região, quando ao passarem pelas estradas vicinais dentro da área da fazenda Sacola, sendo esta uma extensão da Fazenda Nedila, que fica próximo ao povoado de Palmares, no município do Prado, no início da noite de quinta-feira, 2 de fevereiro, avistou o homem, com a arma tipo espingarda, que ao ser abordado v com a espingarda calibre .32, municiada, disse ser Índio, e que a referida arma era produto de herança familiar.

Os PM’s realizaram uma busca próximo ao local onde o mesmo estava de forma suspeita, sendo encontrado ainda outras duas armas, sendo uma de calibre .12, e outra tipo carabina de calibre .44, além de vasta munições:

07 munições de calibre 12 intactas;

05 munições 556 deflagradas;

05 munições .44 intactas;

02 munições .44 deflagradas;

03 munições calibre 12 deflagradas;

11 munições .32 intactas;

01 munição .380 intacta;

13 recipientes contendo pólvora, chumbo e espoletas.

Os Policiais Militares deram voz de prisão ao índio, e o conduziu com todas as armas e munições apreendidas para Sede da 8ª COORPIN em Teixeira de Freitas, onde foram apresentados para delegada Coordenadora, Dra. Valéria Chaves, que após ouvir os PM’s e o índio (Mário Machado), realizou procedimento de inquérito policial regular, no qual, será encaminhado para delegacia territorial do município do Prado, para o delegado Dr. Kleber Gonçalves, juntamente com a sua equipe, possam investigar as origens das referidas armas encontradas, já que a que estava de posse do mesmo.

O índio declarou que a arma era uma herança do seu genitor (Pai). Por se tratar de uma pessoa de 70 anos, e ter declarado problemas de saúde, após a sua oitiva, ele foi liberados na companhia de familiares que vieram em seu acompanhamento. A polícia agora vai abrir um inquérito e apurar a origem das armas e munições apreendidas.

Os donos das propriedades Sacola e Nedila, tem denunciado com frequência a presença de pessoas armadas nas propriedades. Eles denunciam ainda, colheita feita em uma das propriedades invadida, (Nedila), por indígenas que vem colhendo pimenta do reio e outros culturas da propriedade e vendendo para atravessadores.

O pedido de reintegração da posse da propriedade já foi feito junto a justiça federal e aguardam a decisão da justiça.

Fonte Netinhonews/Cloves Neto

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/