Carga de madeira furtada em propriedade invadida por supostos índios no interior do Prado é apreendida próximo da cidade de Itamaraju. Uma pessoa foi detida e alega ter comprado a madeira de um Cacique.

Giro de Noticias - 20/02/2023 - 18:53


Mais de 90 metros cubico de madeira (Eucalipto) que estavam sendo transportados em uma carreta sentido a Feira de Santana, foram apreendidos pela Policia Rodoviária Federal, (PRF), na BR-101, próximo da cidade de Itamaraju. A madeira de acordo com a nota de culpa nº 113631/2023 registrada na Delegacia de Polícia Civil, em Teixeira de Freitas, pertence a Empresa Suzano Papel Celulose e havia sido furtada na propriedade rural denominada, Santa Rita lll, arrendada para a Empresa Suzano.    

De acordo com o boletim de ocorrência da Policia Civil, a apreensão foi realizada por volta das 19hrs, do dia 18 de fevereiro de 2023. A madeira foi denunciada como extração ilegal e o acusado, Magno Souza dos Santos, foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, o delegado Dr. Manoel Eduardo Costas Andrietta, após interroga-lo, arbitrou uma fiança ao acusado no valor de R$15 mil reais.

No interrogatório o acusado, Magno Souza dos Santos, disse que ele é apenas o motorista da Carreta Scania 440 e com placas FFA-2770 e márcio seria o dono da madeira e que havia sido negociada diretamente com o índio e Cacique da Aldeia Alegria, Eilton Oliveira da Conceição, pelo valor de R$ 3 mil reais.  

Perguntado para aonde a madeira seria levada e vendida e para quem, o interrogado respondeu que a madeira seria levada para Feira de Santana e vendida para a empresa Salpeba Fabrica de Papel da Bahia.

Além desta carga, outra carga de madeira retirada da mesma propriedade já havia sido apreendida em Teixeira de Freitas. O interrogado disse que não tem participação em outras cargas de madeira retiradas nesta propriedade e reafirma que a carga na carreta conduzida por ele, foi comprada diretamente com o Cacique já citado.

A propriedade rural denominada, Fazenda Santa Rita lll, localizada no município de Prado, no sul da Bahia, foi invadida no ano de 2022, por um grupo de homens fortemente armados. O grupo na época utilizou um veículo oficial da Fundação Nacional do Índio (Funai) para realizar a ação.

Os donos da propriedade Fazenda Santa Rita lll contam que a área é toda documentada e produtiva e já tomaram as medidas judiciais cabíveis. Desde então, aguardam a reintegração de posse e repudiam a depredação da propriedade e os furtos de madeira e outros que vem sendo realizado na propriedade pelo grupo invasor.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Colher e vender o que já está pronto é muito fácil , depois de tirar tudo vão sair das propriedades e vender porque não tem coragem de trabalhar , é o país dominado por bandidos e não acontece nada , vergonhoso !!!
Sem partido político !

Esses bandido está vendendo a j ha tem tempo se vcs puxar com a polícia vai descobri muito rs
Vb

Isso é o ramos dessas pestes.eles estão na fazenda Nedila próximo do monte pascoal no parque. Colhendo as pimenta do reino e vendendo.e em outras fazendas derrubado árvores pra fazer artesanato. Enquanto o proprietário não pode derrubar uma árvore pra uma estaca pra fazer uma cerca.esas miséria estão destruindo tudo.e ñ vejo nem um índio preso por isso. até quando isso vai ficar assim!!!


Isso é o ramos dessas pestes.eles estão na fazenda Nedila próximo do monte pascoal no parque. Colhendo as pimenta do reino e vendendo.e em outras fazendas derrubado árvores pra fazer artesanato. Enquanto o proprietário não pode derrubar uma árvore pra uma estaca pra fazer uma cerca.esas miséria estão destruindo tudo.e ñ vejo nem um índio preso por isso. até quando isso vai ficar assim!!!