Itabela: Criança de 5 anos precisa caminhar mais de 2 km para ir à escola por falta de transporte escolar.

Giro de Noticias - 08/03/2023 - 13:38


A família da pequena, Laisla Souza Elias, 5 anos, moradora do interior de Itabela, região conhecida estrada do Avancini, reclamam do transporte escolar que não chega até a sua casa que fica em torno de 2,5 km distante de onde vai o veículo (Van) que transporta os alunos até a escola que fica no bairro do Ouro Verde, aonde a pequena Laisla estuda.

A mãe da pequena aluna, Larissa dos Santos Souza, conta que todos os dias ela tem que sair ainda escuro e caminhar toda a distância citada para levar a filha ao ponto até aonde o carro vai. Não é facial, “a gente fica com medo, devido à violência, mas já tentei de tudo, o responsável pelo carro fala que não pode ir porque só tem três crianças e precisaria de pelo menos 10 alunos para que ele pudesse ir buscá-los.

Em alguns casos, a exemplo da dona de casa, Larissa dos Santos Souza, conseguir ter acesso à educação é uma verdadeira prova de resistência para algumas famílias de comunidades na zona rural de Itabela. Todo dia de manhã, a moradora, Larissa precisa fazer uma caminhada de 2,5 quilômetros com a filha, de 5 anos. Isso só para chegar ao ponto da van escolar.

Para dar tempo, as duas precisam sair de casa antes das 5 horas e andar por uma estrada de terra. O destino final é um colégio no municipal que fica no Bairro Ouro Verde, aonde a pequena Laisla estuda, segundo a mãe.

Andamos debaixo de sol e chuva, mas, dependendo da chuva, não tem como ir, porque é muita lama e não tem como levar ela. Portando, faço um apelo ao secretário de educação e ao prefeito que ordena que o carro chegue até a minha casa, não só para mim e o minha filha, mas também para todos os outros", comentou Larissa dos Santos Souza..

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Você gostaria de te esse trabalho amiga anda esse tanto de pé colocando sua vida em risco sabendo que você paga impostos e você tem direito então fecha a boquinha e se coloca no lugar do proximo
Mãe

Se tem buraco valeta a estrada está ruim na prefeitura tem máquina justamente para manutenção das estrada cadê as autoridades
Mae

Engraçado que este pais são esperto por ser difícil acesso tem um custo de ajuda de gasolina para trazer essas três crianças até o veículo escolar isso os espertos não falam. Pós está com esperteza vou entregar quem ajuda eles para aprender ajudar também na educação dos seus filhos fazendo um pouco de esforço não serem tão acomodados aproveitadores capaz de perder ajuda por causa de querer bancar de espertos.
Zona rural

Tem que ouvir o outro lado do caso. Tem fatos não citados na matéria e a família sabe! Eles sabem da ajuda que eles recebem do transporte e sabem também que o carro nao tem como ir até lá na porta. Conta direito aí Volta pra esclarecer
Anonimo

Por isso que eu falo que professores só pensam neles mesmos. Vivem reclamando de barriga cheia, todo ano querem aumento salarial, Bolsonaro deu um aumento de 33% no salário deles, e se você perguntar eles ainda falam que ganham pouco. Mesmo as portas das escolas sempre terem Hilux, Creta e Jeep Compass. Agora pergunta se um professor aceita diminuir o salário, ou parar de pedir aumento pra ter verba pra buscar crianças como essa que vivem em lugares inóspitos e levar pra escola?
Conservador Liberal, Gay casto, capitalista de estado, socialista de mercado, ateu religioso

Ué, cadê o dinheiro que o meu presidente Bolsonaro liberou para a educação pra aumentar o salário dos professores? Façam um esforço pra buscar os mais necessitados pra escola.
Bolsonarista Apaixonado

Aí você vai ver e os puxa-saco estão babando o ovo do prefeito, e se você fizer alguma crítica, eles te rebaixam a menos que cachorro.
Morador sincero

Faz o L que melhora.
Fazuelli da Silva

Estive visitando a localidade acima descrita, impossível veículo chegar para pegar a criança na porta de casa. Dias de chuva pior ainda, portanto precisamos avaliar os fatos em loco. Lembro quando saiamos andando da serraria Francisqueto para estudarmos no Colegio Municipal de Itabela chegando andar quase 10/km, 07:00 horas tocava o sinal é não poderíamos chegar atrasado. Louvável o sacrifício dessa mãe em contribuir para o futuro da filha. Não conseguimos pegar as crianças na porta de casa.
Gutemberg

Eu moro próximo onde fica essa criança é lamentável mesmo porém o motorista precisa tbm de ter suas segurança do veículo e dos demais alunos pois as estradas ruins muitas valeta buraco sem falar as ladeiras alta isso tem ver tbm querem q facilitem por lado e colocar a vida de mais pessoas em riscos então o antes de criticarem vão conferir de perto eu passo de moto já difícil,a verdade os pais não querem ter trabalho isso sim..sabemos q tem lugar q pode ir os carros e tbm lugar q nem jegue vai.
Zona rural