
Uma família de produtores rurais de Itabela e que seguiam pela estrada de terra que dar acesso a BR-101 em Itabela, ao povoado de São Geraldo, no interior de Porto Seguro, na região do Parque Nacional Monte Pascoal, contou que por volta das 13h, desta sexta-feira (07/04), passaram por momentos de terror ao serem abordados por um grupo de Índios Pataxó a cerca de 2km da BA-101, interior de Porto Seguro, no sul da Bahia.
Seguno as vitimas, os indígenas que estavam em um veículo, interceptaram o carro da família, um deles desceu do carro e se dirui ao veículo do produtor que estava com sua familia e com um pedaço de madeira passou a depredar o carro e ameaça-los.
Uma das vítima, Ivanildo Santos de Oliveiras, que viajava com sua esposa, uma filha e seu genro, contou emocionado a redação do giro de notícias, que um dos índios foi identificado por “Binho”, ele estava muito agressivo e foi ele quem desferiu as pauladas que danificou o veículo e que ainda, proferiu palavras em tom de ameaças contra eles.
O carro teve o para-brisa e um retrovisor quebrados, o capô amaçado e uma lateral do veículo também sofreu arranhões devido as pauladas deferidas pelo indígena “Binho”, que tem se apresentado como Cacique Bacurau. A família em estado de choque, seguiu para Eunápolis e registrou um boletim de ocorrência, na polícia civil contra o agressor “Binho”.
Segundo o produtor rural, Ivanildo Santos, eles teriam ido na região para mostrar ao genro que está em visita à cidade, a propriedade que eles possuem na localidade e que está invadida por este grupo de indígenas desde o começo do ano de 2023. Ele conta ainda, que estavam na estrada a 2 km da BR-101 e não tinha a intensão de ir até a propriedade, apenas passariam pela estrada que fica próxima da terra invadida e seguiam para São Geraldo.
Ainda de acordo com as vítimas, o grupo estava armado e o Cacique Bacurau, o “Binho” estava muito alterado e não deixou ele explicar aonde estaria indo e qual seria o motivo dele estarem passando com sua família pela estrada que dar acesso a várias localidades.
A reportagem deixa espaço aberto para se o Cacique se assim desejar, possa se pronunciar e esclarecer o porquê das agressões ameaçadoras contra a família e a depredação ao carro.