
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Lula, general Gonçalves Dias, aprece em Imagens divulgadas pela CNN Brasil no momento em que o general e servidores do GSI circulam entre os invasores no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro de 2023.
As críticas e muitas duvidas sobre os ataques de 8 de janeiro que já era grande agora ficou gigante. O General, Gonçalves Dias, que tinha uma audiência agendada na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados no Congresso Nacional nesta quarta-feira, (19/04), mas ele não compareceu e logo após as imagens serem divulgadas ele pediu demissão do cargo.
O órgão divulgou uma nota informando que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto”, mas a nota não convenceu.
O general apresentou um atestado médico como justificativa para não ir a ausência que acontece em meio ao vazamento de gravações do circuito de segurança do Palácio do Planalto que mostram ele andando pelo local durante a invasão. Gonçalves Dias prestaria esclarecimentos sobre os alertas de inteligências sobre os atos de 8 de janeiro.
Diante do maior escândalo da história no meio do maior alto cargo de segurança e inteligência junto a um presidente da república, a câmara ganha força para a abertura da CPMI que vai apuara com rigor os atos de 8 de janeiro.
Na data mais de mil pessoas foram presas, mais de 100 ainda continuam na cadeia, entre estes, está o ex-ministro de Bolsonaro, Anderson Tores, como crime imputadas a ele até agora, apenas uma supostas omissão. Bom lembrar que, Anderson Torres, estava fora do país de férias.
Se o Supremo Tribunal Federal, STF, tiver os mesmos tratamentos, o General, Gonçalves Dias, será preso e Lula afastado do cargo como correu com o governador Ibaneis Rocha do Distrito Federal, que foi afastado do cargo por 90 dias acusado de prevaricação.