Caso Eloá serve de alerta sobre sexualidade precoce, diz ministra

- 19/02/2012 - 14:49


BRASÍLIA - O caso da menina Eloá Pimentel, morta aos 15 anos pelo ex-namorado, dispara um alerta às famílias para que não permitam a sexualização precoce de crianças e adolescentes, declarou neste sábado a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos).

“Em todos os noticiários nós vimos que aquele que matou Eloá entrou na sua casa e pediu autorização para a sua família, quando ela tinha 12 anos, para ter uma relação com ela. Será que é possível que pais e mães não estejam atentos que, com 12 anos, não é possível que meninas e meninos estejam sexualizados precocemente?”, afirmou a ministra, durante ação da campanha de Carnaval contra exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Não basta que governos estejam de olho a casos de violações dos direitos de crianças, disse ela, “estamos tentando fazer nossa parte, mas precisamos de pais e mães mais atentos, cuidadores mais tentos, sociedade mais atenta”.

Maria do Rosário disse que não pretendia, com a forte declaração, puxar a orelha da família de Eloá ou atenuar a responsabilidade do crime cometido pelo ex-namorado. “A família não é responsável pelo sujeito que apertou o gatilho, mas uma atenção maior com uma criança de 12 anos, acho que todos nós devemos ter no Brasil.”

Em 2008, Eloá foi morta com dois tiros pelo ex-namorado Lindemberg Alves Fernandes, 22 anos, após mais de cem horas de cárcere privado. Eles mantiveram um relacionamento por quase três anos, iniciado quando Eloá tinha 12 anos e Lindemberg, 19. O namoro, segundo relatos de conhecidos à época do crime, foi inicialmente rejeitado pela família da menina, que acabou aceitando o relacionamento na seqüência.

Questionada sobre a idade adequada para o início da vida sexual de uma pessoa, a ministra disse que não cabe a ela precisar. “Não sou eu que julgo, mas a legislação diz que, com menos de 14 anos, qualquer relação sexual é de violação e de estupro de vulnerável. Não basta a gente fazer a lei, é preciso que todo mundo cumpra.”

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



As Leis do nosso querido País estão muit aquém do que deveria ser. E preciso punir severamente tds que cometem tal absurdo, também combater os políticos corruptos que são os 1ºs a cometerm absurdos e passsam de liso... Isto é inadmissível... O nosso País precisa ter as Leis reformuladas a fim de que tds sem distinção sejam punidos... Outro interessante é o controle da nataliade. Para que uma família ter mais de 1 filho? ara enrega-lo pro mundo e continuar o crescimento da violência? Mudança!
PENSANTE

Concordo plenamente com a colocação da Ministra mas, infelizmente a sociedade atual é claro, com poucas excessões vem encarando como tudo muito normal. Esquece que uma criança tem a sua guarda em 1º lugar sob a responsabilidade da família e a mesma encontra-se muito ausente da vida dos filhos, que por sua vez afugentam-se por falta de afetividade ou atenção e formação adequadas em pessoas totalmente erradas, incapazes de oferecer-lhe o que procuram,desta forma têm sua vidas ceifadas. E as Leis
Pensante