
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, toma medidas legais contra Jean Wyllys por acusação de homofobia. Em suas redes sociais, Leite anunciou que entrou com uma representação contra o ex-deputado federal após uma discussão online entre os dois. A controvérsia teve início com comentários feitos por Wyllys em relação à decisão do governo estadual de manter as escolas cívico-militares, mesmo após o governo federal descontinuar o projeto.
Eduardo Leite acusa Jean Wyllys de preconceito e homofobia em suas declarações relacionadas à política educacional do Rio Grande do Sul. O governador, que é abertamente gay, demonstrou insatisfação com os comentários do ex-deputado, considerando-os ofensivos e discriminatórios. A representação visa apurar possíveis infrações e responsabilizar Wyllys por suas palavras.
A discussão entre os políticos gerou repercussão e intensificou o debate sobre questões de diversidade e respeito à orientação sexual na política brasileira. A ação movida por Leite levanta questões importantes sobre o enfrentamento da homofobia no cenário político nacional.
Jean wyllys, que estava fora do Brasil desde que Bolsonaro foi eleito, voltou ao Brasil nos últimos 60 dias e foi recebido com carinho por Janja e Lula, que logo arrumaram um emprego para ele no ministério de comunicação. Mas não demorou muito para ele começar a criar os mesmos velhos problemas, atacar pessoas nas redes sociais. Desta vez, o ataque foi contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.