Alunos de Itabela lamentam descumprimento da Gestão Municipal com os professores e cobram aulas 100% em Itabela.

Giro de Noticias - 14/08/2023 - 11:41


"Achei uma vergonha essa atitude da gestão municipal com os professores de Itabela”, disse uma estudante de Itabela durante uma manifestação ocorrida no dia 11 de agosto, dia do estudante.

Na manifestação que reuniu estudantes, pais, professores e sindicato da APLB, na sexta-feira, 11/08, em frente ao Colégio Municipal, foi cobrado da gestão municipal uma solução para o impasse e que as aulas votem a funcionar 100%.

As paralizações que vem ocorrendo em Itabela, se dá, devido a cortes de salários dos professores e o não cumprimento do novo piso nacional de 2023. A prefeitura de Itabela, representada pelo prefeito Luciano Francicqueto, não vem cumprindo com a LEI Nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

Desde janeiro de 2023 que foi garantido 14,95% de reajuste no piso dos professores o que eleva os salários dos professores de R$ 3.845,63, para R$ 4.420,55 em 2023, mas até essa data, os profissionais da educação não vem recebendo o reajuste salarial Concedido pelo Ministério de Educação .  

Os professores vem participando de muitas assembleias em tempo integral e várias proposta foram discutidas e encaminhadas para a gestão municipal, as propostas não foram aceitas pela gestão que alega falta de recurso para o comprimento do piso nacional.   

A demora nas negociações que poderia pôr um fim na questão, tem gerado revolta dos educadores e já começa a tomar conta dos alunos e pais que cobram uma atitude imediata da gestão municipal.

Os alunos querem a volta das aulas 100%, mas querem que a gestão cumpra com suas obrigações e repasse o reajuste de 14,95% e a devolução dos valores cortados nos salários dos professores relacionados a 17 dias descontados durante ao recesso de julho.

O dia do estudante este ano em Itabela, foi marcado por manifestação nas ruas, bem diferente de anos anteriores, quando a data era comemorada com homenagem em um clima de muita alegria.

Durante o manifesto provocado pelos estudantes nesta sexta,11/08, em frente ao colégio municipal, apenas os pais, APLB e os professores compareceram. Ninguém da gestão se fez presente ao ato gerando a insatisfação dos estudantes e de pais que estiveram presentes e que classificaram como desprezo com a categoria essa atitude da gestão de não comparecer e levar um proposta que garanta a volta das aulas 100%.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Em resposta ao indignado: Os professores não devem prejudicar terceiros pra pra ter o direito seu. A forma de se resolver é judicialmente... Se a Lei já está garantido e o gestor não está cumprindo os alunos deverão pagar por questão de vcs... essa que a minha indagação...
Pai

Brigar por um direito, é questão pessoal pessoal? Ao pai que comentou abaixo, talvez você não saiba o que é lutar por um direito seu garantindo por lei.
Indignada

Prefeito para com isso, cumpra a lei passe o aumento aos professores. Você fala q cumpre Lei e pq agora não quer cumprir.
Mãe

Eu sou pai, e já irei deixar explícito a minha opinião em questão de que, eles brigam entre si por questões pessoais e quem vai pagar é o aluno que terá que estudar na suas férias para fechar o ano letivo, isso é totalmente errado... Os alunos não têm nada haver com isso... Agora meu filho tem que viajar pra ir ficar com a mãe e não pode usufruir de suas férias..
Pai

Essa gestão é uma vergonha, só fazendo praças e asfaltando ruas tudo superfaturado,a saúde,a Educação e segurança tá horrível.
Professor