O deputado estadual, Leandro de Jesus, esteve no sul da Bahia neste sábado,11/11/2023,em uma reunião com as famílias da Associação Renascente de Pequenos Produtores Rurais da região conhecida por Córrego do Curumbau,no interior de Itamaraju. No último dia 23 de outubro, essas familias foram vítimas de um grupo de suspostos indigenas que estavam fortimente armados e praticaram atos violentos contra as famílias.
Segundo os relatos das familias, tiros foram disparados nas casas,e no transformador de energia elétrica, famílias foram expulsas de suas casas, roupas, vasilhas e outros objetos das casas foram queimados, dinheiro, gado, motos e carro, foram roubados e pequenas propriedades foram invadidas
Um casal de uma outra localidade que também foi vítima de invasores por um grupo de 15 pessoas que tentaram sem sucesso retirar o casal e seus filhos de sua pequena propriedade, denunciaram durante a reunião que vem sofrendo ameaças de morte. Eles disseram, que um indivíduo identificado por Leandro, fez uma abordagem a eles na última quarta-feira, 08/11, quando eles estavam em uma feira livre na cidade de Itamaraju que perceberam que ele e outros dois comparsas foram ali com intuito de matá-los.
A esposa do casal identificada por, Leandra, contou que no momento em que o suspeito que esteve à frente da invasão da propriedade deles se aproximou do marido dela, Marcio, ela percebeu e veio rápido para perto do marido e foi quando ela avistou outros dois indevidos que estava com o suspeito e ao perceberem que ela os viu, fingiram estarem fazendo compras e saíram rápido do local. No dia seguinte, Leandro voutou a ser visto rondando próximo da casa deles na propriedade rural.
Diante da situação gravíssima, o deputado fez questão de gravar um vídeo ao lado do casal mandado um recado aos supostos agressores. O deputado também orientou o casal a registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia civil de Itamaraju e já manteve contato com o Secretário de Segurança Pública do Estado, onde vai levar ao conhecimento do Secretário, esse e outros casos de violência sofridos pelas famílias da Associação.
Segundo o parlamentar, pretende nos próximos dias realizar um grande encontro em salvador com todas as famílias vítimas dessa violência no campo no estado da Bahia. “Uma coisa é agente mostrar, ou falar, outra coisa é as vítimas dessa violência, contar como aconteceu e exibir fotos e vídeos dos fatos ocorridos” disse o deputado.
Ainda segundo a família, tiveram informações que o homem identificado por Leandro, não é índio, ele está apenas se aproveitando da oportunidade em que os indígenas estão na questão das terras na região, para se beneficiar de bens das propriedades, para isso ele lidera as invasões de forma violenta.