A votação para eleger diretores e vice-diretores das instituições de ensino de Itabela atingiram o quórum e todas as chapas foram eleitas com um alto perceptual de vontades. A eleição que ocorreu em dois dias, sexta e sábado, 24/25/11, consagrou-se, a vitória de todos os candidatos escritos.
A comunidade escolar deu um verdadeiro exemplo de cidadania e foi às urnas no maior número possível para eleger diretores e vice-diretores. A eleição foi uma demonstração de compromisso com o processo democrático e de superação, a exemplo do colégio Augusto Costa, que há anos não elegia diretor e desta vez elegeu e com uma grande votação.
A cada dois anos, ocorre o processo que garante a gestão democrática da rede pública de ensino de Itabela. Mas devido a pandemia o processo eleitoral foi prorrogado por mais um ano e a eleição aconteceu este ano de 2023 e os eleitos, diretores e vice-diretores, tomarão posse no começo de 2024 para um mandato de dois anos
A gestão democrática visa garantir a participação da comunidade escolar no processo educacional, na construção do projeto político-pedagógico e também na escolha dos conselheiros escolares, diretores e vice-diretores. "O processo eleitoral propicia um ambiente escolar voltado ao diálogo e aos debates sobre os problemas enfrentados pela escola e as propostas apresentadas pelos candidatos para a melhoria da qualidade do ensino e da gestão escolar", reforça a titular da pasta.
A apuração das eleições ocorreu logo após a termino da votação que encerrou-se, neste sábado as 13h. Por volta das 15:45h foi encerrado a apuração e divulgado o resultado extra oficial. O resultado oficial das eleições serão divulgado por meio de edital pela secretaria municipal de educação.
A eleição de diretores das escolas publica de Itabela contou com uma a união entre a categoria durante o processo eleitoral. Também se observa, muitos novatos a frente da direção das escolas, o que pode ser um pleito bastante diferente de outras gestões com atuação de gestão mais rígidas em relação as anteriores.
Vejam as chapas eleitas e a porcentagem de votos.