A reportagem do giro de notícias esteve no bairro, Moacir Francisqueto, na tarde desta terça-feira, 23/01, para atender uma denúncia dos moradores sobre uma valeta aberta pelo dono de uma propriedade rural vizinha ao bairro e causa risco das casas próximas a valeta desabar
A reportagem constatou que muitos imóveis estão muito próximos do barranco e com as chuvas começou a criar uma grande cratera no local e o barranco que sustenta as casas começou a ceder. Devido a vala e a chuva começou a enfraquecer a estrutura do local e preocupa os moradores que não sabe o que pode acontecer casso venha um grande temporal como está previsto.
A reportagem conversou com dois moradores, Marcelo Carvalho e Crispim Santos Pereira, eles contaram que já tem imóvel correndo sério risco de desabar, eles confirmaram que a valeta foi aberta com o intuito de impedir que os moradores tivessem aceso a propriedade rural aonde tem uma plantação de eucalipto.
Além do risco visível, há também os riscos invisíveis, visto que esses imóveis pode sofrer infiltraçãoes devido que encontram-se, no local mais baixo do bairro, por onde desce toda água do bairro.
Além da valeta que pode causar prejuízos e até acidente aquelas famílias que moram ali com seus filhos, existem ainda uma grande plantação de eucalipto a menos de 10 metros das residências. São plantas com mais de trinta metros de autua que se viver cair sobre as casas podem causar danos graves, sem esquecer os riscos de raios e muitos incesto e animais peçonhentos devido a plantação.
Bom lembrar que no município de Itabela no ano de 2015, a Câmara de vereadores criaram uma Lei para que as pessoas não plantem eucalipto próximos ou debaixo de redes elétricas, próximos de estradas e da cidade.
O Artigo Art.115-C da Lei Orgânica Municipal limita uma distância considerável de dois quilômetros do plantio de eucalipto da sede do município e quinhentos metros dos territórios das comunidades tradicionais.
Segundo o morador, Crispim Santos Pereira, que tem uma casa perto da valeta, o casso já foi denunciado junto a secretaria de obras do município que agendou uma visita ao local nesta quinta-feira (25/01). Ele disse ainda, que a situação também, será denunciada junto ao Ministério Público Estadual nesta quarta-feira 24/01.
A reportagem do giro não teve contato com o dono da propriedade para esclarecer sobre os motivos que levaram ele a escavar o buraco na divisa da propriedade com a cidade. O espaço fica aberto se ele desejar prestar os devidos esclarecimentos