Corte de eucalipto pode estar ilegal

J. Alencar - 13/03/2012 - 10:33


Toneladas de eucalipto ao longo das margens da estrada

ITABELA - A retirada de eucalipto que começou na última semana na Fazenda Monte Pascoal, com suspeitas de estar localizada no município de Itabela, a 40 km da sede do município, pode estar ilegal. Isso porque todas as licenças ambientais liberadas pela Secretaria de Meio Ambiente no município de Itabela foram suspensas no ano de 2011 pela prefeitura. Com isso o corte de madeira de fomentados em área do município fica proibido por lei.

No local, que fica na localidade do Cotovelo, no distrito de Monte Pascoal, no município de Itabela, tratores e caminhões utilizados para a retirada dos eucaliptos continuam trabalhando. Toneladas de madeira estão às margens das estradas prontas para serem transportadas para a usina, que fica localizada no município de Eunápolis.

Máquinas e caminhões trabalhando no local

Conforme informações de moradores próximos do local, o proprietário da fazenda é Armando Rodrigues Gomes, ex-prefeito de Nanuque, que não foi encontrado pela nossa repotegem na manhã deste domingo (11) para nos informar se as denúncias de que o corte da madeira está sendo feito mesmo em território de Itabela, como fomos informados.

Toda a retirada da madeira é de responsabilidade da Veracel Celulose. Um morador da região explica que esse espaço ocupa uma área aproximada de 399,59 hectares. O eucalipto extraído da fazenda Monte Pascoal é fruto de um fomento entre o fazendeiro e a empresa Veracel.

Caso a extração da madeira esteja sendo feita em território do município de Itabela, o corte pode estar ilegal. Se comprovado, o responsável pode ser multado e responder a processo

As licenças ambientais foram suspensas no Município sob o decreto de número: 1064/2011, assinado pelo prefeito de Itabela Osvaldo Gomes Caribé, em 14 de julho de 2011.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Normal já que todas as licenças da Veracel estão canceladas. Seja a nível municipal, Estadual e Federal... Quem manda nos Governos é VERACEL!!!
Joice Portela

pode ter sido sim o secretario de meio ambiente da gestão passada q deu.essas linceças más visando a quantidade de vagas de empregos q seria abertos p/ as pessoas do municipios e que a gestão atual está fazendo o papel e bagunçar..pq se vc for hoje em qualquer firma tercerizada p/ veracel e falar q mora em itabela.na hora vc e dispensado...ACORDA MEU POVOSÓ CARIBÉ TÉM ESSA FORÇA( NEGATIVA )
FILHO DA POLICIA P/ ITABELENSE

Diga-se de passagem licenças estas que foram dadas pelo então secretario de meio ambiente na gestão passada..
itabelense 10

Diga-se de passagem licenças estas que foram dadas pelo então secretario de meio ambiente na gestão passada..
itabelense 10

A GRANA FALA MAIS ALTO QUE A LEI !É OU NÃO É ?
CABARÉ

Foi suspenso!!?? Será que o Prefeito queria ganhar um por fora!!
Super T