Governo assina convênio para ajudar produtores endividados durante o 13º Simpósio Nacional do Agrocafé

- 14/03/2012 - 10:19


Itabela será beneficiada com um convênio entre o governo, a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e o Instituto INCAPER para implantação de uma estação experimental que irá beneficiar cerca de 2.500 produtores de café

SALVADOR - Cafeicultores baianos tiveram uma ótima oportunidade para discutir a produção e variedade do café, e as alternativas para viabilizarem seus negócios. As decisões para viabilizarem a vida dos cafeicultores aconteceram durante o 13º Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé) realizado nesta segunda e terça-feira (12 e 13) no Hotel Pestana, bairro do Rio Vermelho, em Salvador.

O evento promovido pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé) e outras entidades do setor, com o apoio do Governo do Estado, reuniu cerca mil participantes na capital baiana. O encontro foi aberto às 9h30 de segunda-feira (12), com a presença do governador Jaques Wagner, além de empresários, produtores e especialistas do setor.

Segundo o presidente da Assocafé, João Lopes Araújo, a oferta variada do café do Brasil tem conquistado cada vez mais adeptos no mundo. Ele diz que somente a Bahia, quarto maior produtor do país, possui três áreas produtoras de café, “cada uma delas com suas características e seus próprios desafios’. E essa diversidade foi tratada durante o simpósio.

Durante o encontro do agronegócio foi anunciado pelo secretario Eduardo Sales (Agricultura) que cerca de três mil produtores de café no estado, inclusive os que estão com dívidas por causa das safras anteriores, serão beneficiados por um convênio entre o governo da Bahia e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O convênio foi assinado na segunda-feira (12), durante a abertura do 13º Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), no Hotel Pestana, em Salvador.

No evento que terminou nesta terça-feira (13), também foi assinado outro convênio entre o governo, a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e o Instituto Capixaba de Pesquisas, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) para implantação de uma estação experimental em Itabela, para beneficiar 2.500 produtores de café.

O governador Jaques Wagner em seu discurso afirmou que a realização do Agrocafé na Bahia é um reconhecimento da qualidade e da produção do estado. “Somos o quarto maior produtor do país e no ano passado aumentamos a nossa produção para 160 mil toneladas”, disse Wagner.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Tudo conversa fiada, 3 anos de seca, auto custo na produção, dividas impagáveis, baixo preço na venda da produção que não cobre os custos e agora como continuar com tantos desmandos desses governadores que nada fazem para amenizar estes sofrimentos dos cafeicultores, tá muito difícil,estão enforcando a quem dar emprego o fim será trágico as consequencias virão mais rápidas do que se imagina.
Jovan de Oliveira

cade adilton e luquinho que sao tao chegados do governador,nao estavam presentes ne e porque nem com o governado do pt vcs tem mais moral,pois caribe tava la em e trouxe boas noticias pro municipio,vcs dois da familia eugenio sao uns bostas
chapolin colorado